quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Novas instalações da CME da Santa Casa otimizará o fluxo de material esterilizado no Hospital

Equipe de profissionais da CME da Santa Casa de Sobral
A Santa de Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), apesar de nonagenária, passa por um importante processo de readequação da sua infraestrutura, buscando oferecer aos seus usuários um melhor atendimento em seus diversos serviços. Nesta terça-feira (23), foi concluída a ampliação da Central de Material e Esterilização (CME).
Espaço da CME considerado campo limpo destinado ao material esterilizado
A CME é uma unidade de apoio técnico dentro do hospital,  destinada a receber material cirúrgico-hospitalar considerado sujo e contaminado, descontaminá-lo, prepará-lo e esterilizá-lo. Além disso, preparar e esterilizar as roupas dos campos cirúrgicos e do uso diário, deixando-as limpas e armazená-las corretamente para a distribuição. 
Espaço da CME onde será recebido todo material contaminado utilizado na Santa Casa 
O processo de estruturação e ampliação  da Central de Material e Esterilização proporcionou um novo espaço adequado às necessidades e as atividades para os profissionais do setor, além de estabelecer os fluxos necessários para um bom funcionamento da CME, que atende a todos os  serviços da Santa Casa de Sobral e Hospital do Coração.
Equipe de profissionais ganhou estrutura adequada para as suas atividades
"Esta ampliação da CME contempla um ambiente de campo limpo, onde serão recebidas todas as roupas de uso hospitalar, que serão dobradas, empacotadas e distribuídas ao serviços. Outro espaço contemplado na ampliação foi uma área de expurgo, ou área suja, local será recebido todo material contaminado de todo hospital", explica a enfermeira Kélvia Tomais, coordenadora da CME.
Espaço da CME destinado às atividades do Serviço de Enfermagem
Ela ressalta, ainda, que a adequação da nova estrutura da CME atende ao que determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para estes setores no ambiente hospitalar. "Outra vantagem é a melhoria do ambiente de trabalho para a equipe e a otimização do fluxo da entrega de material pela CME aos demais serviços da Santa Casa", destaca Kélvia Tomais.

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