sábado, 28 de setembro de 2019

Santa Casa de Sobral incentiva a doação de órgãos, é referência no transplante de córneas e dispõe do único Banco de Olhos do norte do Ceará

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), que oferece a esperança de uma visa saudável às pessoas que necessitam de transplantes de órgãos, conta com um Banco de Olhos para captação, preparação e preservação das córneas – tecido do olho.
O Hospital é o único do norte do Ceará a possuir este tipo de serviço. Desde o início deste ano, 23 famílias autorizaram a doação de órgãos de seus parentes, resultando em 46 córneas captadas e preparadas na Santa Casa de Sobral.
O Banco de Olhos, que é responsável pela distribuição das córneas, foi inaugurado em 2016, mas desde 2011 a SCMS já realizava transplantes de córneas. Antes, os tecidos eram trazidos da capital do Estado – Fortaleza – favorecendo possíveis perdas. Com o banco de olhos no Hospital, a captação dos olhos do doador, assim como a preparação e preservação da córnea ocorre de forma eficiente. Em seguida, as córneas são encaminhadas para a Central de Transplantes do Ceará, onde são repassadas para os primeiros da fila de espera. Em Sobral, com o Banco de Olhos, o número da fila de espera caiu pela metade.
De acordo com o médico oftalmologista e responsável pelo Banco de Olhos da SCMS, Dr. Ribamar Fernandes Filho, além dos transplantes realizados na Santa Casa, a existência do Banco de Olhos expõe autoeficiência. “Conseguimos mostrar a capacidade que um hospital tem de fazer captação e preservar o tecido. A Santa Casa de Sobral é capaz de realizar todo o ciclo, desde a doação do tecido corneano até o transplante”, disse.
Conscientização
A SCMS trabalha com várias vertentes em relação à conscientização, possibilitando a chegada de informações sobre a importância da doação de órgãos para que a família aceite o ato. “Temos que conscientizar a população. Se no dia de minha morte meus órgãos tiverem disposição, servirão para alguém. Avise sua família para que ela também diga “sim”. Se você deseja ser um doador, fale para seus parentes”, lembra Dr. Ribamar Fernandes Filho.
A SCMS dispõe de uma Equipe de Organização de Procura de Órgãos (OPO), atualmente coordenada pelo Dr. Cristiano Araujo Costa, credenciada pelo Ministério da Saúde, que é responsável por coordenar as equipes médicas responsáveis pela identificação dos casos de Morte Encefálica (ME) nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e de desenvolver todas as etapas do processo de doação que envolvem o diagnóstico de morte encefálica, abordagem familiar, manutenção do potencial doador, captação de órgãos e realização de transplantes.

Assessoria de Comunicação Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS)
Jornalistas: Henrique Brito e Thais Menezes
Direção Geral/SCMS: Klebson Carvalho   

Nenhum comentário:

Postar um comentário