quarta-feira, 18 de setembro de 2019

O intercâmbio como ferramenta de melhora na educação médica. Está aberto o PI 2020-21


Como acontece anualmente, no segundo semestre, o comitê local UFC Sobral da IFMSA Brazil, Federação Internacional de Estudantes de Medicina, anuncia que está aberta a temporada do Período de Intercâmbio Internacional 2020-2021, o que torna possível que alunos de qualquer semestre da Famed, incluindo internato, possam realizar estágios acreditados e de qualidade acadêmica no exterior. Os intercâmbios da Federação são endossados por entidades médicas mundialmente conhecidas, como a FIGO e a WONCA. 
Recentemente, realizaram estágios no exterior os alunos do 8o semestre Paulo Miguel e Sara Farias, em Praga, na República Tcheca, nos departamentos de Cirurgia Geral e Cirurgia Pediátrica; e Jhonyson Marques, em Valparaíso, Chile, no departamento de Cardiologia. O interno da 20a turma, Regis Guimarães, também realizou intercâmbio, em Porto, Portugal, no departamento de Clínica Médica. O comitê local da IFMSA Brazil divulgará, semanalmente, em sua conta no Instagram (@ifmsabrazil_ufc_sobral), depoimentos e fotos desses e de outros estudantes.
O processo de seleção dos intercâmbios da IFMSA Brazil é justo e valoriza as atividades curriculares e extracurriculares dos alunos de escolas médicas filiadas, como aproveitamento do curso, participação em atividades de extensão, desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, monitoria etc. A inscrição é feita por meio de plataforma própria mediante preenchimento dos dados referente à pontuação e pagamento da taxa de inscrição. Os alunos filiados ao projeto reiteram o poder transformador do intercâmbio como ferramenta de melhora na educação médica e aprendizado sobre Saúde Global, dentre outros assuntos que se fazem cada vez mais presentes e necessários para a formação dos novos médicos mediante às necessidades do nosso milênio.

Texto: Sara Farias (Acadêmica do Curso de Medicina de Sobral/UFC- IFMSA BRAZIL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário