segunda-feira, 15 de julho de 2019

Sobre Hemorroidas - Dr. Wendel Arruda (Médico Coloproctologista e Endoscopista)

São veias localizadas no ânus, que ajudam na força de contenção das fezes. Em algumas pessoas, a pressão aumentada dentro destas veias faz com que elas dilatem, dificultando a circulação no seu interior e passando a apresentar crises inflamatórias. As crises associadas às hemorroidas podem se manifestar com dor, coceira e sensação de algo inchado no ânus, acompanhadas ou não de sangramento nas fezes. A dor pode variar de um pequeno incômodo a uma dor muito forte, que dificulta ou impede o ato de sentar e traz desconforto ao evacuar. Algumas pessoas passam a ter medo do momento da evacuação quando estão em crise
As hemorroidas podem ser internas ou externas. As internas são mais profundas no comprimento do ânus e costumam ser visíveis quando a doença é avançada, passando a ficar fora do ânus permanentemente ou saindo dele ao evacuar e voltando apenas com o uso do dedo para empurrá-las. As externas podem ser visíveis ao esforço de evacuar, podem inflamar bastante e causar muita dor, principalmente quando surge um trombo em seu interior, o que se costuma chamar de trombose hemorroidária. Geralmente é este quadro que leva o paciente com hemorroida ao consultório do coloproctologista.
Podem causar sintomas devido a vários fatores, como alimentação ruim, com poucas frutas, verduras e água e com muita massa, ingesta elevada de determinados alimentos (amendoim, castanhas e amêndoas), obesidade, fumo, falta de prática de atividades físicas, constipação ou diarreia crônica, gestações, cirrose do fígado etc.
Todo paciente com sangramento ao evacuar deve procurar avaliação com o médico coloproctologista para avaliar se o caso realmente se trata de hemorroidas ou de outra doença, pois o exame completo realizado no consultório e a colonoscopia são de extrema importância para o diagnóstico da doença.
O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. É imprenscidivel a avaliação do coloproctologista para saber em qual grau a hemorroida se encontra e a melhor estratégia de tratá-la, evitando maiores complicações. 
Agende sua consulta! Ligue para (88) 3111- 3715 , (88) 99850- 1000 ou pelo WhatsApp: (88) 99830- 1000.

 Dr. Wendel Arruda
• Cirurgião Geral pela Santa Casa de Sobral (RQE 8995)
• Coloproctologista pelo HUWC (RQE 8997)
• Endoscopista pelo HGF (RQE 8996)
• Videolaparoscopia

Nenhum comentário:

Postar um comentário