sexta-feira, 12 de abril de 2019

SCNS, LIMFACS e Turma 28 realizam Campanha de Epilepsia em Postos de Saúde de Sobral

Pela primeira vez, a Sociedade Científica de Neurociência de Sobral (SCNS), juntamente com a Liga de Medicina de Família e Comunidade de Sobral (LIMFACS), realizaram no dia 02/04 a Campanha de Mitos e Verdades sobre Epilepsia. A fim de retornar à população o investimento feito na Universidade Federal do Ceará, o Dr. Paulo Roberto Lacerda Leal (neurocirurgião) sugeriu à Liga Acadêmica a qual orienta, a Liga de Neuro, para realizarem pioneiramente a Campanha de Mitos e Verdades sobre Epilepsia, juntamente com os alunos da Turma 28 e Internos da UFC - Campus Sobral. Posteriormente, a LIMFACS (Liga da Saúde da Família) aceitou o convite feito pela Liga de Neuro para também participar.
Alunos da Turma 28 guiados pela ligante da SCNS e LIMAFCS, Jamine Yslailla.
 O objetivo da campanha foi a conscientização da população acerca dessa doença bastante estereotipada e mal compreendida, a Epilepsia. Foi realizada nos 11 Postos de Saúde da Família (PSF) de Sobral vinculados à UFC. Os Internos da UFC tiveram participação muito importante nesta atividade.
Segundo o neurocirurgião Paulo Roberto Lacerda Leal, “a Epilepsia, uma palavra que significa invadir/surpreender, é uma anormalidade elétrica do cérebro, capaz de gerar anormalidades elétricas espontâneas e abruptas, promovendo o desencadeamento de crises epilépticos”. Complementa informando que a epilepsia ainda é cercada de desconhecimentos e inverdades, sobretudo quanto aos cuidados ao paciente com crise epilética. Foi esta a principal motivação para a realização desta Campanha nos PSFs, fornecendo informações básicas, porém bastante decisivas, para o público-alvo. 
Com Marcos Silvino (ligante da SCNS), Gelton Fonteneles (Interno da UFC), e Turma 28, pacientes do Posto Pedrinhas recebem explicação sobre Epilepsia e interagem.
Segundo o acadêmico de Medicina e presidente da SCNS, Joaquim Cavalcante, “foi uma experiência marcante, onde tanto os participantes quanto os ouvintes puderam aprender bastante. Os participantes puderam ter um contato ainda maior com as dúvidas e demandas da população, imprescindível para nossa formação médica. Particularmente, os alunos da Turma 28 tiveram a oportunidade de, ainda no primeiro ano da Faculdade de Medicina, vivenciar uma campanha onde o contato direto com a população foi possível. Por fim, a oportunidade de trabalhar com a LIMFACS em um tema tão importante foi excelente, pudemos aprender bastante com a experiência que os membros desta Liga Acadêmica têm na Saúde de Família e Comunidade”.
Acadêmico da Turma 28,  Matheus Uchôa, distribuindo placas verdes e vermelhas aos pacientes do Posto Estação. A Campanha se basou em perguntas, onde os pacientes poderiam levantar as placas de acordo com a opinião deles.

O presidente da LIMFACS, Manoel Vieira, também complementa: “A Educação em Saúde por meio de Campanhas e Palestras ganha um significado muito especial na Atenção Primária, pois é uma oportunidade não só de conscientizar a população sobre uma determinada doença, mas também de formar agentes promotores de saúde e corresponsáveis pela a saúde da comunidade em que vivem. Em se tratando de Epilepsia, uma condição ainda bastante frequente no mundo, é importante a educação da população para alterar o quadro atual, discriminatório e estigmatizante. Para nós estudantes essa troca de experiência é bastante enriquecedora, pois contribui para uma formação médica mais humanizada e holística”.
Texto; Joaquim Cavalcante (Acd. Curso de Medicina/UFC-Sobral - SCNS)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário