segunda-feira, 20 de maio de 2019

Serviço de Gestão de Leitos colabora para que pacientes recebam atendimentos e tratamentos qualificados na Santa Casa de Sobral

Com 18 leitos, sala de recuperação da Santa Casa passa por reformas e, taxa de permanência diminuiu por meio da regulação realizada pela gestão de leitos
Serviço de Gestão de Leitos colabora para que pacientes recebam atendimentos e tratamentos qualificados na Santa Casa de Sobral
Sendo referência em 55 municípios da região e, com um total de 355 leitos cadastrados, divididos nas várias unidades de internação do hospital, regulação norteia os casos que devem ser atendidos pela Santa Casa de acordo com suas especialidades

Sendo responsáveis pela regulação externa de pacientes para a Santa Casa, trabalhando de acordo com princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), a equipe da gestão de leitos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) garante junto com a equipe de plantonistas, que os pacientes sejam regulados de acordo com as áreas de referência que o hospital possui, contribuindo assim para um melhor atendimento e tratamento especializado para o paciente. A gestão de leitos também organiza as transferências internas, priorizando a regulação das UTI’s (Unidades de Terapias Intensivas), da sala de recuperação pós-anestésico e da emergência adulta em busca de um serviço de qualidade.
Segundo a enfermeira coordenadora da gestão de leitos, Adelane de Paula Sousa, a recepção de pacientes externos na Santa Casa deve contar com uma regulação direcionada às áreas de referências em Cirurgia Geral, Traumato-Ortopedia, Gineco Obstetrícia, Neurologia e Neurocirurgia, Oncologia e Terapia Renal Substitutiva: “Nós nos preocupamos com quem está fora do hospital e, necessita vir para a instituição. Recebemos regulação e pacientes via Unisus. Esses pacientes que estão em um dos hospitais dos 55 municípios que a Santa Casa atende, podem ser regulados para o hospital obedecendo os serviços em que somos referência”, enfatiza.
Transferências internas
 
Parte da equipe da gestão de leitos: Adelane de Paula Sousa, coordenadora, e os auxiliares de escritório, Fabrício Carvalho e Maria Ciliane Dionísio
De acordo com Adelane de Paula, todas as transferências internas passam pelos serviços da gestão de leitos: “A partir dessa centralização, conseguimos ter um controle da real demanda do hospital. Então não é a algo que beneficia um ou outro paciente, e sim nós conseguimos ter uma visão centralizada de todos os pacientes que necessitam de vagas e assim, conseguimos fazer esse remanejamento para os setores”, destaca.
Dar vasão aos leitos das UTI’s é a primeira prioridade da gestão, pois garante que outras vagas possam surgir para pacientes que apresentem necessidades. Outra prioridade é a regulação da sala de recuperação pós-anestésico e a permanência dos pacientes na mesma, uma realidade que segundo Adelane já começa a apresentar resultados positivos: “Atualmente, a sala conta com 18 leitos e, quando nós assumimos essa regulação tínhamos em média uma taxa de ocupação de 95% e, em alguns momentos do dia, picos em até 200%.  Estamos trabalhando para que os pacientes fiquem apenas o tempo mínimo, e de lá sejam encaminhados para outro serviço. Assim, conseguimos diminuir em cinco meses de trabalho tanto o tempo de permanência, que antes era de 23 a 24 horas, e hoje apenas entre 12 e 13 horas, como também a taxa de ocupação que por mês chega hoje a apenas 51%. Então isso foi o primeiro resultado que temos conseguido e, queremos melhorar, diminuir mais esse tempo de permanência”, enfatiza a coordenadora da gestão de leitos. 
Dr. Klebson Carvalho, Diretor Geral da Santa Casa de Sobral
A emergência adulta também é uma prioridade para a equipe de gestão de leitos, de acordo com Adelane de Paula, é a porta de entrada do hospital e recebe uma demanda enorme de atendimentos por dia: “Precisamos ter um espaço que acolha esses pacientes. Precisamos dar vasão aos pacientes que necessitem ficar internados, para que eles fiquem o mínimo de tempo possível dentro da emergência. Estamos trabalhando para melhorar nossos indicadores dentro do serviço, alguns já se iniciaram mas estamos ainda em processo com algumas melhorias”, ressalta ela destacando que as melhorias são possíveis graças ao apoio da direção, na pessoa do Dr. Klebson Carvalho, da diretoria técnica, na pessoa do Dr. Saulo Arcanjo e, de todos os coordenadores do hospital, tanto os médicos como os de enfermagem. Sistema - Segundo a coordenadora da gestão de leitos, Adelane de Paula, todas as informações são informatizadas por meio de um sistema online: “Todos os nossos leitos são cadastrados no nosso sistema de gestão hospitalar, que é o sistema MV2000, onde temos um painel de indicadores que nos fornece o censo hospitalar. Foi desenvolvido um software próprio da instituição que é o sistema de gestão de leitos. Nele nós fazemos o acompanhamento de nossos pacientes, transferências externas. Pacientes precisam ser regulados para outros hospitais também e, podemos fazer a contra referência para os municípios, em algumas situações estabilizamos o quadro e, contra referenciamos para que o município possa dar continuidade ao tratamento daquele paciente”, enfatiza.
Créditos: Marcildo Brito

Fonte: Correio da Semana
por  Henrique Brito
Fotos: Marcildo Brito

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