sábado, 25 de maio de 2019

Santa Casa de Misericórdia de Sobral. 94 anos de misericórdia, resistência e vidas

O Blog Encontro Com a Saúde recebeu, na íntegra, texto do Prof. Dr. Vicente Pinto (diretor do Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão/DEPE - Santa Casa de Misericórdia de Sobral), sobre os 94 anos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, lido na missa de Ação de Graças pelo o hospital, realizada na manhã deste sábado (25/05), quando o hospital comemora 94 anos de misericórdia, resistência e vidas. Confira o texto na íntegra.
Prof. Dr. Vicente Pinto, diretor do DEPE/SCMS, durante leitura do texto na missa em ação de graça à Santa Casa
"Desde sua inauguração, em 25 de maio de 1925, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral tem proporcionado assistência à saúde à população sobralense e de toda a região norte do Estado do Ceará. Por décadas, foi a única instituição dedicada ao cuidado da saúde deste povo. Mais forte que o tempo, evoluiu ampliando a oferta de serviços, incorporando modernas tecnologias e assumindo o destacado papel de centro formador de profissionais de saúde, culminando com sua certificação como Hospital de Ensino, em outubro de 2007, pelos Ministérios da Saúde e da Educação.
Hospital Filantrópico de referência para toda a zona norte do Ceará, atualmente a Santa Casa atende a uma população que ultrapassa 1,8  milhões de habitantes, oriunda de 55 municípios, para os quais é referência em Trauma, Neurocirurgia, Gestação de Alto Risco, Oncologia, Terapia Renal Substitutiva, Cirurgia e Hemodinâmica Cardiovascular, Terapia Intensiva (neonatal, pediátrica e adulto) e Transplante de Córneas. Essa diversidade e complexidade de serviços fazem da Santa Casa o único hospital desse gênero em todo o Estado.
Como  foi destacado anteriormente, desde 2007 a Santa Casa foi certificada como Hospital de Ensino, passando a contribuir decisivamente para a formação de mais de 10 profissões da saúde e oferecendo Programas de Residência Médica (nove) e Residência Multiprofissional (dois), em parceria com instituições de ensino superior (UFC, UVA, UNINTA e FLF). Aqui, diariamente, mais de 500 estudantes de graduação, 61 residentes médicos e 53 residentes multiprofissionais desenvolvem sua formação, fortalecendo o eixo ensino-assistência, fazendo o bem àqueles que necessitam de tratamento de saúde.
Resumidamente, em 2018 foram aqui realizados:
•    80.000 atendimentos de emergência
•    22.000 internações
•    22.500 cirurgias
•    32.000 atendimentos a pacientes oncológicos
•    5.400 partos
Isso mesmo meus queridos amigos, este é verdadeiramente um grande hospital, maior patrimônio de nossa região, e para o qual revelamos zeloso afeto. Acredito que muitos dos que aqui estão nasceram neste hospital. Grande parte dos que aqui trabalham tiveram suas formações também aqui desenvolvidas. Do mesmo modo acredito que aqueles que hoje fazem aqui sua formação acalentam o nobre desejo de um dia se engajar a seu corpo de funcionários.  
Atualmente, sob a benção de seu Provedor – Reverendíssimo Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, e a Direção Geral de Klebson Carvalho Soares, a instituição comemora esta data cultivando importantes conquistas, avanços e melhorias nos processos internos de assistência.
Na celebração de seu 94º aniversário, rogo a Deus que interceda por cada profissional desta casa, para que possamos com vigor e alegria nos doar verdadeiramente em prol da melhoria permanente da assistência aqui prestada à população, desenvolver com zelo e competência nosso trabalho e contribuir para a manutenção da qualidade e da eficiência de nossos serviços. Estes sempre serão os melhores presentes que podemos ofertar à Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Que a Nossa Senhora nos proteja e que o Espírito Santo nos ilumine.  Fraterno Abraço"

Prof. Vicente Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário