quarta-feira, 22 de maio de 2019

Curso de Medicina de Sobral da UFC forma a sua 18ª Turma

18ª Turma do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará 2019.2
Nesta quinta-feira (23/05), o Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) estará formando a sua 18ª Turma. Os sentimentos deste momento são os mais diversos; satisfação e dever cumprido para aqueles que fazem a Instituição, determinação e vitória para os futuros médicos, e a explosão de felicidade e a certeza do dever cumprido por parte de pais e mães. 
Enfim, um momento para celebrar e agradecer a Deus pelo término da caminhada exitosa. Como forma de expressão do momento, o Blog Encontro Com a Saúde traz três depoimentos de alunos da 18ª Turma, um  do Dr. Gebson Lopes, outro da Drª Eugenia Magalhães e o da Drª Dandara Bevilaqua, que sintetizam toda a "balbúrdia" de sentimentos e o fim da primeira etapa da formação médica. 
***
Drª Eugênia Magalhães
Hoje (21/05) é meu ÚLTIMO DIA COMO INTERNA! E vai ter textão sim! Cresci com o ensinamento de que o que é mais valioso na nossa vida é NOSSA HISTÓRIA, que cada dificuldade engrandece e tudo te fortalece. Pois bem, me orgulho da minha origem humilde, dos sacrifícios inúmeros dos melhores pais que poderia ter (Ortan e Lucilene) e que mesmo com as dificuldades financeiras (inúmeras), sociais e pessoais, jamais me impediram de sonhar alto. Devo tudo aos meus pais, a eles dedico minha vida inteira! Orgulho-me dos meus anos de cursinho, das quase aprovações... pois elas me trouxeram à faculdade dos meus sonhos, minha Famed Sobral. Orgulho-me do meu internato, em especial, na Santa Casa de Misericórdia de Sobral e agradeço a cada um daqueles que dela fazem parte, a Santinha foi minha segunda casa e me ensinou mais do que eu poderia imaginar, além de medicina, me ensinou sobre amor no sentido mais puro que existe. E, por fim, finalizo com o orgulho da minha cidade do interior do Ceará, minha Varjota (com essa foto de sua bandeira linda). Saí de Varjota com um sonho; volto com a realidade: Médica pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. ObrigadaDeus. 
***
Dr. Gebson Lopes
Hoje (21/05) me despeço desta casa. Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Entre os seus muros e paredes, tão antigos que parecem labirintos aos desacostumados, vivi momentos que me marcarão enquanto eu respirar. Foi estar presente no nascimento, vida e morte. Como descrever? A emoção. O choro aliviado de uma mãe ao dar à luz, o eco de uma vida faminta que acabara de chegar ao mundo, o pranto de tristeza daquele que perde um ente querido. As boas e más notícias. O sucesso e o sufrágio de cada tentativa terapêutica. O limite. A frustração. A exaustão. O momento de parar de insistir e deixar a natureza cursar o seu rumo. Aceitar. Crescer. A graciosa sensação de aprender, de tornar-se algo. Construir. A caridade. A pobreza. Lidar frente a frente com a realidade de quem sequer sabia assinar o próprio nome. Reclamar. Vibrar. Surpreender. Os livros tentam nos preparar para ser médico, mas ser médico vai muito além da teoria. Nós nunca estaremos plenamente preparados, pois todo dia estamos diante de algo novo. Meu muito obrigado a cada paciente, colega, residente, professor e funcionário. Amanhã terei um diploma nas mãos porque vocês existem.
***
Último dia (21/05) como interna nesse lugar que a gente realmente passa a chamar de casa! Com pessoas que chamamos de família! Deixei muitas lágrimas escorrerem (e ainda venho deixando) desde ontem.. mas não de tristeza.. não tem como ficar triste.. mas a saudade já tá enorme! Principalmente de cada uma dessas pessoas que passaram por nós, e que de alguma forma contribuíram pra nossa formação.. a cada “despedida” um aperto no coração 🥺😢 o maior conforto é saber que pra muitos é, na verdade, um até logo 🙏🏼🙌🏼 Se Deus quiser voltarei em breve pra nossa santinha, pra esse lar chamado maternidade💗
A vontade é de não ter que me despedir de nenhum colega, de não que que ver ninguém pegar ônibus ou avião, mas a gente engole seco o egoísmo junto com as lágrimas e torce pro sucesso de cada um ser tão grande, mas TÃO GRANDE, que o retorno seja breve, seja com frequência, e seja cheio de alegria! Que os laços de amizade formados durante esses 6 anos jamais se desfaçam 🙏🏼 temos muito a partilhar ainda! E aos meu mestres, só tenho a agradecer! E desculpa gente, sou nativa, vou perturbar muito todos vocês 🙈
A contagem regressiva deu uma acelerada e em 2 dias seremos médicos pela Universidade Federal do Ceará 👩🏽‍🎓🥂🍾
Uma mistura de gratidão, medo e ansiedade! Um frio na barriga inevitável, mas a certeza de que os planos de Deus são os melhores possíveis, e que tudo foi colocado nas mãos Dele desde o início, então no fundo tem uma voz avisando que tudo dará certo! 🙏🏼
(Você olha pra trás e vê o quão difícil foi chegar até aqui, quantas batalhas vencidas nesses 6 anos, tanto estresse, tanto choro, tanta noite não-dormida. E aí você comemora muito! 🌟 E então você olha pra frente e vê que, na realidade, a sua caminhada, tá só começando. Com uma responsabilidade MUITO maior. Com mais dificuldades. Só que você sonhou por isso a vida inteira. Então vamos fazer valer nosso sonho✨✨❤️)

Nenhum comentário:

Postar um comentário