terça-feira, 16 de abril de 2019

Santa Casa recebe consultoria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS)

O diretor geral do hospital, Dr. Klebson Carvalho, e demais coordenadores
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) recebeu na última semana, de 8 a 12 de abril, a primeira visita de consultores do Projeto “Melhoria do Sistema de Gestão dos Hospitais SUS”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Albert Einstein. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), que tem como principais objetivos aumentar a capacidade de organização e melhorar a qualidade assistencial de hospitais filantrópicos de todo Brasil. Foram selecionados apenas 200 hospitais em todo o Brasil, sendo a SCMS o primeiro do Ceará a implantar esse projeto. Na oportunidade, os gestores do hospital receberam capacitação especializada para definir e implantar ações, entre elas; melhorias na gestão, redução e prevenção dos riscos e agravos à saúde e na qualificação do atendimento da Santa Casa.
O intuito é apresentar melhoras nos processos internos de gestão e assistência, redução nos desperdícios e aumento da eficiência do sistema, ou seja, melhorias contínuas de resultado. Além disso, são esperados o aumento da capacidade de organização e articulação dos recursos e a melhora na qualidade assistencial e na experiência do usuário no SUS. Durante uma semana, foram realizadas várias atividades nos diversos serviços da Santa Casa, como Emergência, Maternidade Sant'Ana, entre outros, com foco na gestão e na qualidade.

De acordo com o diagnóstico da consultoria, realizado com os indicadores do hospital, os especialistas do hospital Albert Einstein irão propor planos de ação a serem implementados pela Santa Casa de Sobral. Depois dessa fase, no prazo de um mês, haverá o retorno da consultoria, que apresentará o monitoramento de todas as ações sugeridas. Esta etapa terá duração de cinco a seis meses.
 Seleção no PROADI-SUS
Para participar da ação, os hospitais filantrópicos obedeceram a alguns critérios de adesão e seleção como: ter pelo menos 100 leitos SUS; possuir o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS) válido; não estar passando por intervenção; e não possuir certificação de qualidade e aderir ao termo de compromisso.

O PROADI-SUS permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS, por meio da execução de projetos de apoio e na prestação de serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares, enquadrados em áreas específicas, estabelecidas pela Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009.ertificação de qualidade e aderir ao termo de compromisso.

 Registro do Momento


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário