segunda-feira, 11 de março de 2019

Santa Casa realiza primeiro parto normal assistido na banheira de hidromassagem da unidade do CPN

Waleska Bastos e a sua filha Melissa no primeiro parto realizado na banheira de hidromassagem do CPN (Foto Autorizada)
A noite do sábado (09/03), foi de muita emoção e alegria no Centro de Parto Normal (CPN) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS). Nesta data, veio ao mundo a pequena Melissa, filha de Walesca Bastos. Este seria apenas mais um relato de um parto realizado no serviço da Maternidade Sant'Ana, entre os mais de 3 mil já registrados no CPN, se não fosse pela sua natureza peculiar.
O parto de Melissa foi o primeiro realizada no hospital em que a mãe, de forma espontânea, concebeu a sua filha na banheira de hidromassagem em uma das unidades de parto do CPN. Acompanhada pela Enfermeira Obstétrica, Emanuelle Lopes, em conformidade com o que preconiza a legislação para este tipo de parto, que aconteceu sem nenhuma intercorrência e cercado de muita emoção
"Este trabalho de parto realizado na banheira foi marcante. Foi uma sensação muito prazerosa, gratificante e emocionante para a equipe, uma sensação maravilhosa, um parto totalmente humanizado. E esta é a nossa missão no cuidado e na assistência, um verdadeiro sentimento de amor às pacientes, à profissão. Senti-me realizada em poder, mais uma vez, contribuir para a história na vida de alguém e vê a emoção da mãe pela chegada da sua primeira filha. A alegria da avó que acompanhou o parto e cortou o cordão umbilical da sua netinha", frisa Emanuelle Lopes.

Parto assistido pela Enfermeira Obstétrica Emanuelle Lopes e equipe de plantão no CPN da Santa Casa (Foto Autorizada)
CPN 
Em funcionamento desde o ano passado, os cinco leitos do Centro de Parto Normal (CPN) compõem uma unidade desenvolvida para o atendimento humanizado e de qualidade exclusiva ao parto normal na Santa casa de Misericórdia de Sobral (SCMS).Uma assistência humanizada de pré-parto, parto e pós-parto que traz respeito, dignidade e autonomia das mulheres durante o momento mais sublime na vida da mulher. 
De acordo com a coordenadora do bloco obstétrico do hospital, enfermeira Michelle Prudêncio, no Centro de Parto Normal é garantido às pacientes um acompanhante de sua escolha, líquidos e alimentos leves. Também está à disposição da parturiente música, com o som de sua preferência, em um ambiente tranquilo e acolhedor durante o parto, bem como uma banheira para relaxamento, aonde aconteceu o parto da pequena Melissa a critério da sua mãe Walesca Bastos. 

 Avó da pequena Melissa, que acompanhou todo o parto da nora, cortou o cordão umbilical da neta
(Foto Autorizada)
 Conveniente
"As ações humanizadas no hospital é uma tendência natural do hospital, mas que sob a direção do Dr. Klebson Carvalho (Diretor Geral/SCMS) vem sendo um imperativo, pois o foco é sempre o/a paciente. Este caso, do primeiro parto realizado na Santa Casa na banheira de hidromassagem do CPN, sem nenhuma intercorrência ou riscos para a mãe e o seu bebê, é uma prova de que a paciente tem autonomia durante o parto normal assistido e optou pelo que lhe foi mais conveniente", explica a Coordenadora Geral do Serviço de Enfermagem da Santa Casa, Enfª Lucila Albuquerque. 

Matéria: Vanderley Moreira (jornalista)
Fotos autorizadas para publicação pela paciente Waleska Bastos de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário