sexta-feira, 15 de março de 2019

Santa Casa promove ação educativa no mercado público de Sobral no Dia Mundial do Rim

Equipe multiprofissional de saúde da Santa Casa de Sobral promoveu ação educativa no mercado publico de Sobral
Nesta quinta-feira (14/03), foi comemorado o Dia Mundial do Rim. Nesta data, foram realizadas ações em todo o mundo com objetivo de divulgar as informações relacionadas à prevenção das doenças renais. Em Sobral, profissionais de saúde da Unidade de Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia (SCMS) promoveram ação de conscientização. O evento aconteceu na Mercado Público Chagas Barreto e destacou o tema da campanha desse ano, "Saúde do Rim para Todos". O momento foi coordenado pela nutricionista Lia Mendes, pelos enfermeiros Gerardo da Silva e Cláudia Andrade e a assistente social Morgana Ponte.
Na oportunidade, os usuários e transeuntes do mercado público participaram das ações educativas sobre a prevenção da doença renal promovidas no local, além de realizarem teste de glicemia e aferição da pressão arterial. Nesta sexta-feira (15/03), a ação será realizada na Unidade Mista de Saúde do bairro Sinhá Saboia. Prevenção - Durante as atividades de conscientização foi destacado o fator prevenção e os fatores de risco da Doença Renal Crônica (DRC), como manter hábitos saudáveis, principalmente os nutricionais e a pratica de exercícios, que ajudam a prevenir a obesidade, o cuidado com a ingestão de sal e a necessidade do consumo de água para o bom funcionamento dos rins.
Responsáveis por filtrar impurezas do sangue, regular a composição do organismo e a pressão arterial e produzir hormônios, entre outras funções, os rins merecem atenção. Especialmente porque nesse par de órgãos a manifestação de doenças é silenciosa: os sintomas só se tornam aparentes quando cerca de 80% da capacidade já está comprometida. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário