terça-feira, 19 de março de 2019

Internos do Curso de Enfermagem da UVA promovem capacitação em Procedimento Operacional Padrão (POP)

Momento da capacitação realizada com o pessoal de enfermagem do Serviço de Recuperação Cirúrgica da Santa Casa
Os internos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em parceria com o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), contribuíram com o processo de capacitação dos profissionais da equipe de enfermagem dos serviços de saúde do hospital. Na oportunidade, realizaram capacitação do Procedimento Operacional Padrão (POP) de curativo de feridas e contou com a participação de 114 colaboradores e o apoio dos enfermeiros coordenadores dos serviços.
Professora Drª Keila de Azevedo Ponte e internso que participaram da capacitação  Procedimento Operacional Padrão (POP)
Na ocasião, foram contemplados os serviços da Enfermaria São José, coordenado pela Enfª. Michele Carneiro, com protagonismo dos internos: Ingrid, Mikaele, Karla e Tatiane; Enfermaria São Joaquim, sob a responsabilidade do Enfº. Hugo Morais e apoio do Enfº. Aristides Souza, protagonizado pelos internos: Willian, Marliete, Simone, Rayane e Isabel. A Sala de Recuperação Cirúrgica, coordenada pela Enfª. Rosemary Marques com o apoio da Enfª. Kelly Linhares, protagonizado pelos internos: Jonatan, Lara, Marksoane, Brandão.

No Serviço de Emergência, coordenado pela Enfª Milena Melo, o momento foi protagonizado pelos internos: Benedito, Samir, Ligia, Paloma e Conceição. No setor de Oncologia, coordenado pela Enfª. Eveline Machado, a capacitação foi conduzida pelos acadêmicos José Filho, Laís, Iamara e Breno. Para o momento foram utilizadas diferentes estratégias metodológicas. Entre elas, as metodologias ativas como jogo de perguntas e respostas, realização de ferida fictícia para simulação do curativo, explicação e partilha do POP, comparação do conteúdo conhecido da prática com o descrito no POP e circulo de cultura de Paulo Freire.

A finalização da capacitação culminou com a partilha dos momentos no dia 18 de março no auditório do DEPE e foi mediado pela Profª Drª Keila de Azevedo Ponte, docente do Curso de Enfermagem da UVA e coordenadora do Módulo Internato em Enfermagem III. Segundo a Professora, em geral, os participantes aderiram ao processo de educação no serviço, com boa aceitação e receptividade aos internos, contribuindo e discutindo ao proposto pela equipe facilitadora do processo. "Para os internos fortalece o conhecimento na temática e instiga o desenvolvimento da criatividade na realização de atividades de educação em saúde e como lidar com o trabalho em equipe", explica a Profª. Keila de Azevedo Ponte. 

Já o interno Jonatan Sousa destacou a importância do momento para sua formação profissional na assistência de enfermagem. "Capacitar uma equipe não se limita somente a finalidade educativa, do encontro da saúde com educação, mas também garantir a qualidade e confiabilidade para a organização dos serviços e a Assistência de Enfermagem aos clientes, que se busca procurar a excelência na prestação do serviço da equipe e minimizar os erros e distorções adquiridas nas ações rotineiras", explica o interno.
 
"Foi perceptível durante a capacitação frente à Equipe de Enfermagem visualizar tanto as fragilidades quanto as potencialidades envolvidas no processo de promoção e cuidado em saúde, desde os fatores ambientais, materiais e profissionais. Estes, no entanto, reconheceram o valor do protocolo para o setor, instituição e principalmente para os pacientes, simultâneo a valorização dos estudantes presentes", conclui Jonatan Sousa.
Informações e fotos: Profª Keila de Azevedo Ponte (Docente Enfermagem/UVA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário