quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Formação e planejamento da pesquisa PEP++ (NHR-Brasil) em Sobral



Em todo o Brasil o mês de janeiro está sendo dedicado a conscientização sobre a Hanseníase. Os serviços de saúde do município de Sobral tem abraçado a ideia e intensificado suas ações com uma programação em todos os espaços e com o objetivo de desmistificar o estigma que a hanseníase traz consigo. Na intenção de avançar na erradicação da hanseníase o município está participando de uma grande pesquisa multicêntrica denominada PEP++ que está acontecendo em três países Indonésia, Índia e Brasil e no Brasil ocorrerá nas cidades de Fortaleza e Sobral. 

A coordenação da pesquisa está sob a responsabilidade da Netherlands Hanseniasis Relief (NHR-Brasil) com a pesquisadora Ximena Illarramendi Rojas, com cooperação científica da Fiocruz e da Universidade Federal de Goiás e que em Sobral a Secretaria da Saúde designou a Escola Visconde de Sabóia no nome da Profa Dra. Socorro Dias para coordenar a pesquisa.

Dando continuidade as atividades da pesquisa para iniciar a fase de campo, foi realizada na semana do dia 07 a 10 de janeiro uma formação de boas práticas em pesquisa clínica com um grupo de 18 pesquisadores de campo e a colaboração de alguns profissionais: Lielma (Assistente de Pesquisa EFSFVS), Suelen (Coordenação Atenção Primária), Sandra Flor (Gerente da Vigilância Epidemiológica), Ticiana (Bioquímica de referência para hanseníase), Irisdalva (Médica de referência para hanseníase) e Luiza (Enfermeira Atenção Primária).

Nenhum comentário:

Postar um comentário