terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Santa Casa é cenário de qualificação do Nascer Ceará

Momento da capacitação do Nascer Ceará, no DEPE/SCMS, teve como facilitado o Dr. Vasco Frota
Na última sexta-feira (07/12), o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), foi cenário de uma etapa da Iniciativa do Governo do Estado "Nascer no Ceará", que  faz parte do Programa Mais Infância Ceará. Em parceria com a Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (Socego), o objetivo do programa é qualificar e reestruturar a linha de cuidado materno-infantil a partir do cuidado à gestação de alto risco para a redução da morbimortalidade Maternal e Perinatal.
O momento de qualificação realizado no DEPE/SCMS teve como facilitador o médico pediatra neonatologista, Dr. Vasco Frota,  instrutor da Sociedade Brasileira de Pediatria e professor do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC). O treinamento reuniu profissionais da saúde da área da enfermagem e abordou o manejo e cuidados com o recém-nascido.
Momento da capacitação do Nascer Ceará, no DEPE/SCMS, reuniu profissionais da enfermagem
Protocolos
Em parceria com a Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (SOCEGO), a Secretaria da Saúde do Ceará estabeleceu um conjunto de ações para o fortalecimento da rede materno-infantil, entre elas a proposta de elaboração e implantação de protocolos e condutas assistenciais para a linha de cuidado materno-infantil. 
Com o objetivo de reduzir o adoecimento e a mortalidade materna e infantil, o Programa Nascer no Ceará estabelece a reestruturação da linha de cuidado materno-infantil a partir do cuidado à gestação de alto risco, o fortalecimento do processo de regionalização e descentralização das ações e serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e qualificação dos profissionais da assistência na linha de cuidado materno-infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário