terça-feira, 2 de outubro de 2018

Equipamento destinado ao tratamento de câncer será inaugurado na Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Acelerador Linear dará suporte à demanda de pacientes que procuram o serviço de radioterapia. Equipamento, com aquisição e instalação, custou cerca de R$4,5 milhões
Previsto para ganhar sua inauguração festiva logo após a eleição presidencial de 2018, o Acelerador Linear encontra-se instalado no setor de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS). Doado pelo Ministério Público por meio do programa “Expansão da Radioterapia no Brasil”, o equipamento, destinado exclusivamente ao tratamento de câncer, será capaz de tratar 50 pacientes por dia.
O Acelerador Linear é um aparelho de alta complexidade em suas operações técnicas; gera uma forma de radiação, através de corrente elétrica, que é direcionada para a área que se deseja tratar. Segundo o médico oncologista da SCMS, João Evangelista da Ponte: “Este equipamento apresenta uma avançada tecnologia no tratamento dos pacientes portadores de câncer e possui grande relevância se comparado a outros equipamentos de mais baixa tecnologia”, ressalta.
Quando inaugurado, o equipamento será capaz de atender o tratamento radioterapêutico na demanda da região norte do Ceará no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), pois como afirma o médico João Evangelista: “Atualmente, a demanda de pacientes que procuram o serviço de radioterapia tem crescido verticalmente”. No entanto, “do ponto de vista operacional, já estamos usando o equipamento em pessoas portadoras de câncer”, informa ele.
O preço do Acelerador Linear, considerando o custo da aquisição e instalação, girou em torno de 4,5 milhões de reais. “O equipamento foi doado pelo Ministério da Saúde, e a Santa Casa de Misericórdia de Sobral entrou com a disponibilidade do terreno e despesas de adequação para o seu referido funcionamento”, enfatiza o médico.
Tratamento atual
Dentro das limitações que existem, os tratamentos de radioterapia, aplicados atualmente em pacientes da região norte do estado, “são de alta confiabilidade visto que os médicos radioterapeutas Dra. Larissa Pereira da Ponte, Dr. João Evangelista da Ponte e o físico Dr. Lenine Campos Miranda, especialista em medicina das radiações com o programa de informática avançado, nos proporcionam meios para tratamentos radioterápicos de excelente qualidade”, afirma João Evangelista.
O serviço de radioterapia da SCMS está sendo ampliado com o upgrade [melhoria] de uma Bomba de Cobalto Theratron 780. “Equipamento este que, após ser submetido ao upgrade, poderá ser usado no tratamento dos pacientes com excelente performance e resultados de cura semelhantes ao fornecidos pelo acelerador linear”, enfatiza o radioterapeuta.
Fonte: Jornal Correio da Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário