quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Projeto Sementes do Amanhã: formação na Zona Norte do Ceará

Aconteceu nos últimos dias 24 e 25 de setembro, no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Sobral, a capacitação para a efetivação do Projeto Sementes do Amanhã em suas localidades de origem. Profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS) dos municípios de Sobral, Forquilha, Meruoca, Alcântaras, Coreaú, Moraújo, Massapê, Senador Sá e Santana do Acaraú participaram da capacitação.
O objetivo foi à qualificação profissional voltada ao cuidado às mulheres em situação de vulnerabilidade ao uso de álcool e outras drogas que se encontram no ciclo gravídico-puerperal, bem como seus filhos recém-nascidos.
“Em Sobral essa capacitação terá um impacto positivo em todos os territórios, principalmente nas ações desenvolvidas pela Casa Acolhedora do Arco, que é um projeto da Estratégia Trevo de Quatro Folhas”, lembrou Claudine Aguiar, coordenadora de políticas sobre drogas de Sobral.
O Projeto Sementes do Amanhã enfatizou práticas transformadoras e de cuidado mais humanizado, com aprendizado a partir de problemas e desafios vivenciados na prática cotidiana nas equipes de Saúde. A proposta foi quebrar tabus e desconstruir pensamentos estigmatizantes por parte dos profissionais e da sociedade quanto às pessoas que fazem uso e abuso de álcool e outras drogas, evitando descontinuidade no acompanhamento ao público-alvo, com sérias consequências à saúde e à vida.
A formação foi realizada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) e nessa etapa contou com o apoio da Secretaria da Saúde de Sobral, através da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas de Sobral. Em sua primeira edição, o Projeto Sementes do Amanhã será desenvolvido em 73 municípios cearenses, alcançando cerca de 3.500 mulheres grávidas e puérperas até o final de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário