terça-feira, 4 de setembro de 2018

Município de Sobral supera meta na campanha de vacinação contra sarampo e poliomelite



A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, encerrou na sexta-feira (31/08), a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite. O município de Sobral conseguiu atingir 108,50% do público-alvo. A meta do Ministério da Saúde era vacinar pelo menos 95% das crianças entre 01 e 04 anos de idade, meta que já havia sido ultrapassada uma semana antes do encerramento da campanha.

Francisca Escócio, coordenadora da Vigilância em Saúde, explica como Sobral ultrapassou os 100% de cobertura. “Conseguimos ultrapassar o número de 11.597 crianças vacinadas porque esse número é uma estimativa do Ministério da Saúde (MS), que usa como base o número de nascidos vivos registrados no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) em 2016. O percentual extra representa crianças nascidas após esse período, além daquelas que foram vacinadas em Sobral, mas que são de outros municípios”, afirmou.

O município vacinou durante toda a campanha 12.583 crianças. O empenho realizado pelas equipes de saúde foi fundamental para conseguir superar a meta. Foram realizadas ações intersetoriais com apoio da Secretaria da Educação. As equipes de saúde visitaram as creches municipais onde, com a autorização dos pais, foram vacinadas  crianças de 01 a 04 anos.

Este ano, Sobral adotou a estratégia da vacinação indiscriminada, ou seja, imunizar todo o público-alvo, independentemente da situação vacinal e do número de doses previamente recebidas.

Segundo dados coletados através do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), ao final da campanha o Estado do Ceará alcançou 92,47% do público-alvo e o Brasil 88,16%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário