sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Escola de Saúde recebe a I Oficina de Qualificação do Plano Cearense de Educação Permanente em Saúde


A Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS) foi palco, nesta terça-feira (11/09), da I Oficina de Qualificação do Plano Cearense de Educação Permanente em Saúde. O objetivo foi construir planos municipais, dentro de uma ressignificação do que é educação permanente e demonstrar qual a necessidade do gestores municipais, de toda macrorregião norte, e seus grupos e/ou equipes colocar essa ação como prioridade nos espaços municipais.
“Para o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará [COSEMS-CEARÁ] é muito importante a primeira oficina ocorrer na macrorregião norte, considerando todo o avanço que a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia tem dado à educação permanente, não só na macrorregião, mas ao Estado do Ceará”, afirmou a enfermeira Ana Virginia de Castro da Justa, assessora do COSEMS-CEARÁ.
NECESSIDADE
Há dois anos ocorreu uma auditória do Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado do Ceará e do então Tribunal de Contas do Município, na Secretaria da Saúde do Ceará, onde foi apontada a necessidade de melhorar a educação permanente dentro de uma linha coletiva. Dessa necessidade surgiu a proposta do Plano Cearense de Educação Permanente de elaborar um novo plano que dá a oportunidade do gestor trabalhar com necessidades reais, levando em consideração alguns questionamentos, entre eles "será que é de um curso que esse trabalhador precisa ou o trabalhador precisa de um processo formativo que esteja junto dele orientando-o no serviço?". Com isso, aumentam as chances dos serviços oferecidos obterem resultados mais satisfatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário