segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Um dia antes do Dia D de vacinação, Sobral atinge 52,20% da meta

Foto: Arquivo
Na manhã desta sexta-feira (17/08), o secretário da Saúde, Gerardo Cristino, realizou uma visita técnica ao Centro de Saúde da Família (CSF) Gerardo Carneiro Hardy, no Bairro da Estação. Na ocasião, o secretário participou da imunização de algumas crianças que fazem parte do público-alvo da campanha (crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias).

“Até a manhã de hoje [sexta-feira] o município de Sobral já aplicou 6.054 doses de vacina contra a poliomielite e o sarampo, o que corresponde a 52,20% da meta. Conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa meta é de 95% do público-alvo”, pontuou o secretário.

O Dia D de vacinação contra a pólio e o sarampo ocorrerá nesse sábado (18/08) em todos os 36 Centros de Saúde da Família (CSF) e nos três anexos dos CSF’s, totalizando 39 pontos de vacinação em todo o território de Sobral.

A estratégia adotada é a vacinação universal, independentemente da situação vacinal e do número de doses previamente recebidas pelas crianças. A campanha nacional termina no dia 31 de agosto.
Fonte Blog Sobral em Revista 


Já para a campanha nacional, a manchete é outra:

16% das crianças foram vacinadas contra sarampo e poliomelite 
Só 16% do público-alvo da campanha nacional de vacinação contra poliomelite e sarampo foi imunizado, segundo o Ministério da Saúde. A campanha começou no dia 6 de agosto. Neste sábado (18) mais de 36 mil postos de vacinação em todo o país estarão abertos para o Dia D de mobilização nacional.

A campanha tem por objetivos:
- Vacinar quem nunca tomou a vacina;
- Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
- Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

A meta é vacinar 11 milhões de crianças entre 1 e 5 anos até o dia 31 de agosto. Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo é um dos estados com melhor cobertura vacinal, mesmo assim só 40% das crianças foram imunizadas. No Amazonas, onde a situação é crítica e há 910 casos registrados de sarampo, só 3% das crianças foram vacinadas. 
Fonte Blog Sobral em Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário