sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Santa Casa participa do VII Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

Profª Denise Nogueira (DEPE/SCMS) e o acadêmico João Victor Dourado
Entre 10 a 13 de julho de 2018, estiveram presentes no 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ), sediado na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil, o bolsista da Educação Permanente do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa de Misericórdia de Sobral João Victor Lira Dourado, a coordenadora de Educação Permanente da referida instituição Denise Lime Nogueira e a docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário INTA (UNINTA) Francisca Alanny Rocha Aguiar.
Este é um evento anual que reúne representantes da comunidade científica internacional para trabalhar nesta área de investigação. Em suas edições vem incentivando a submissão de artigos científicos que foquem diversos campos de aplicação na Investigação Qualitativa, desde a Educação à Saúde, Ciências Sociais, Engenharia e Tecnologia, entre outras, bem como uma visão transversal e holística, com a abordagem de diversas temáticas e dimensões da investigação.
O evento apresentou-se como palco para os pesquisadores na apresentação de manuscritos completo e curto, a saber: o artigo completo intitulado “Expectativas de adolescentes gestantes acerca da maternidade: um estudo qualitativo”, configura-se como recorte de uma investigação maior desenvolvida com adolescentes gestantes em um bairro periférico do município de Sobral, Ceará, Brasil.
O artigo curto intitulado “Elaboração de software para tomada de decisões clínicas em enfermagem na prevenção de quedas em pediatria”, trata-se um estudo metodológico que objetivou desenvolver um aplicativo para a segurança do paciente em pediatria, a partir da escala de avaliação para o risco de quedas de Hill-Rodrigues e do Sistema de Classificação de Pacientes de Perroca e Gaidzinski. Este por sua vez, foi financiado por meio do Edital nº 02/2017 do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.  
Enquanto, o artigo intitulado ”Influência da redeterapia no comportamento de recém-nascidos prematuros”, objetivou analisar a influência da redeterapia no comportamento de recém-nascidos prematuros internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Ceará, Brasil.
Os manuscritos encontram-se disponíveis nas atas do congresso em secção Investigação Qualitativa em Saúde.

Texto: João Victor Dourado (Acd. Enfermagem/UNINTA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário