quinta-feira, 26 de julho de 2018

Santa Casa realiza mutirão de postectomia do Programa Mais Cirurgias Eletivas da Secretaria da Saúde de Sobral

Médicos urologistas e instrumentadora cirúrgica durante procedimento na Santa Casa de Sobral
No último sábado (21/07), um grupo de médicos urologistas, que realiza suas atividades na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), realizou uma série de cirurgias de postectomia (fimose), como parte do mutirão de cirurgias eletivas da Prefeitura de Sobral, coordenado pela Secretaria da Saúde, através do Programa Mais Cirurgias Mais Exames. Na ocasião, foram realizadao 10 procedimentos cirúrgicos com a participação dos médicos: Dr. Rafael Arruda, Dr. Bruno Mapurunga, Dr. Irismar Azevedo e Dr. Luiz Antonio Solon, com o apoio dos médicos residentes do serviço de Cirurgia Geral do hospital.
Drª Talita Aquino, Enfª Sandra Melo e Drª Ana Dimitria, na manhã de sábado, durante o mutirão realizado na Santa Casa














 














Segundo a Enfª Sandra Melo, assessora técnica da Secretaria da Saúde, que coordenou as atividades do mutirão, este momento faz parte do Programa Mais Cirurgias Mais Exames, dentro da programação das comemorações dos 245 anos de Sobral, que busca reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas. “O Programa Mais Cirurgias Mais Exames foi pensando pelo prefeito Ivo Gomes, com o secretário da Saúde, Dr. Gerardo Cristino, com o objetivo de diminuir a fila de espera por cirurgias eletivas. Assim, a Secretaria da Saúde realiza uma programação de cirurgias eletivas, junto aos equipamentos de saúde credenciados”, explica Sandra Melo.

Médicos anestesiologistas  e equipe de enfermagem do centro cirúrgico da Santa Casa
“Neste sábado (21/07), a Santa Casa realizou um mutirão de cirurgias de postectomia (fimose), que contemplou dez cirurgias, com a realização de mais dez no próximo sábado dia (04/07), totalizando 20 procedimentos. Todos os pacientes são referenciados pelo Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Sobral. Então, a Secretaria da Saúde, juntamente com a Santa Casa e a sua equipe de médicos urologistas, está possibilitando a redução da fila de espera por cirurgias eletivas de postectomia. Os pacientes são atendidos pelos médicos Dr. Rafael Arruda e Dr. Bruno Mapurunga no CEM e encaminhados para o procedimento”, destaca Sandra Melo.
Médicos residentes durante o mutirão de cirurgia de  postectomia realizado na Santa Casa

Matéria e Fotos: Vanderley Moreira (Jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário