quarta-feira, 18 de julho de 2018

Entrevista - Enfª Michelle Prudêncio da Santa Casa de Sobral

O Blog Encontro Com a Saúde (BES) traz uma breve entrevista  com a coordenadora do Serviço de Enfermagem da Maternidade  Sant'Ana da Santa Casa de Msericórcia de Sobral (SCMS), Enfª Michelle Prudêncio, que fala sobre o Centro de Parto Normal (CPN) da Santa Casa.

Enfª. Michelle Prudêncio
Blog - Como surgiu a ideia do CPN?
Michelle Prudêncio - "A Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, responsável por prestar assistência às gestações de alto risco de toda a macrorregião, realizou a adesão ao Rede Cegonha em 2012, sendo definida como uma das 37 maternidades prioritárias junto ao Ministério da Saúde, e a única prioritária no interior do Ceará. Conhecendo as necessidades do nosso serviço, enxergou-se uma luz, uma esperança em ofertar uma assistência com a qualidade que todas nós mulheres merecemos. Surgiu, aí, a oportunidade de reforma e aquisição de equipamentos para o Centro de Parto Normal, Unidades Neonatais e Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, em espaços disponibilizados pela Santa Casa.

Blog - Como se deu esse processo?
Michelle Prudêncio - "Foram incansáveis reuniões administrativas, reuniões em serviço, com arquiteto, engenheiro, diretoria. Os projetos foram finalizados e inseridos no sistema. A cada diligência uma alegria e a certeza que íamos conseguir. E conseguimos. Nosso sonho se iniciava com aquela aprovação. Aprovamos também o projeto de equipamentos para a Casa da Gestante Bebê e Puérpera. Cadastramos oito projetos, sonhamos alto, aprovamos dois.

Blog - E depois desse momento, quando se deu a implantação do CPN?
Michelle Prudêncio - "Foram três anos apenas no papel, mas nada nos desestimulava. Em novembro de 2014, iniciavam-se as obras do Centro de Parto Normal.  Uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.  Obras iniciadas, muito trabalho e muitos obstáculos. Foram três anos desde o início das obras até a entrega do Centro de Parto Normal, em dezembro de 2017. Identificamos a necessidade da aquisição de equipamentos para o Centro de Parto Normal e, através de projeto encaminhado ao Ministério Publico do Trabalho, conseguimos mais esta parceria e aprovação da compra de R$ 400  mil reais em equipamentos. 

Blog - Quando aconteceu o primeiro parto?
Michelle Prudêncio - "No dia 19 de janeiro de 2018 realizamos o primeiro parto no Centro de Parto Normal da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.  Hoje, garantimos às nossas pacientes, durante o trabalho de parto, o parto e o pós-parto, um acompanhante de sua livre escolha,  líquidos e alimentos leves, durante o trabalho de parto, incentivando a mulher a andar e a se movimentar durante o trabalho de parto,  e a adotar posições de sua escolha durante o parto". 

Blog -  Qual a importância deste novo tipo de assistência no hospital para as gestantes?
Michelle Prudêncio - "Garantimos à mulher ambiente tranquilo e acolhedor, com privacidade,  iluminação e sons suaves; disponibilizamos métodos não farmacológicos de alívio da dor, tais como banheira ou chuveiro mornos, massagens, bola de pilates, compressas quentes e frias Assim, asseguramos cuidados que reduzam procedimentos invasivos, tais como rupturas de membranas, episiotomias, aceleração ou indução do parto, partos instrumentais ou cesarianas, a menos que sejam necessários em virtude de complicações. Realizamos o contato pele a pele imediatamente após o nascimento, o corte do cordão umbilical por familiar ou paciente, o juramento do corte do cordão e a amamentação ainda na sala de parto. Ainda realizamos assistência multiprofissional e os desejos da mulher durante o trabalho de parto. Então, a grande importância de tudo isso é a humanização e o cuidado integral que todas mulheres merecem na hora mais importante da sua vida, que é colocar no mundo uma outra vida".

O CPN da Santa Casa foi inaugurado no dia 14 de maio de 2018

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário