domingo, 17 de junho de 2018

Uma reflexão sobre a catarse da "Alma Verde e Amarela" durante a Copa do Mundo

Foto: Arquivo da  Internet
Hoje (17/06), a partir das 15h, a seleção brasileira de futebol inicia sua caminhada na Copa do Mundo da Rússia contra o time da Suiça, rumo ao hexacampeonato. Mais uma vez, como nas outras disputas deste campeonato mundial, é a mais badalada, a mais comentada, a que mais está nos holofotes. Neste ano de 2018, também conta com um atrativo a mais; a expectativa da atuação do jogador Neymar Júnior e outros coadjuvantes do selecionado verde e amarelo. Até o presidente da república, Michel Temer, sobre quem paira suspeitas de corrupção e a rejeição nacional,  aproveitou a oportunidade e em pronunciamento oficial conclamou a todos para a catarse e a paixão que move a alma verde e amarela.
Entretanto, pela imagem acima que abre esta reflexão, a pergunta que não quer calar: Será esta a verdadeira alma do Brasil Verde e Amarelo de que se refere o presidente da república? Claro que não. Para os brasileiros de bom senso, sem o viés político partidário, este apelo do verde e amarelo oportunista, na atual conjuntura, na verdade é de um tom escuro, pois é assim que vivemos hoje, com crise econômica, incertezas, corrupção escancarada,  polarização partidária, desemprego, violência generalizada e outras misérias sociais. 
Foto: Arquivo da  Internet
Enfim, neste texto, não trazemos nenhuma novidade que todos já não saibam. Porém, como trata-se de um ato reflexivo, concluímos que o tom Verde e Amarelo é o mesmo de todas as copas passadas, o da alienação. Além disso, passamos a considerar este Verde, diante do cenário atual, a cor da indignação para quem deseja um Brasil digno para todos. Um verde de raiva, como Hulk (o do Brasil este ano não foi convocado), um verde gritante diante da postura da grande maioria dos gestores públicos brasileiros, políticos e similares, corruptos ou não, que é usurpadora e oportunista. 
Já o Amarelo, bem pálido, é o da vergonha. Uma vergonha doída de um povo maltratado e humilhado que não aprende nunca, mesmo depois de tantos erros e tantas copas, permanecendo na estupidez fantasiosa da glória mentirosa do País do Futebol, que poderá ter a melhor seleção do planeta seis vezes campeã do mundo. Enquanto isso, em algum lugar deste País de alma Verde e Amarela, a criança da foto sofre sem uma assistência à saúde de qualidade.
Vanderley Moreira (Jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário