quinta-feira, 17 de maio de 2018

Santa Casa realiza lançamento do livro Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão no Contexto Hospitalar

Da esquerda para direita: Enfª. Gabriela Miranda, Prof. Dr. VIcente Pinto, Prof. Msc. Henrique Linhares, Profª Msc. Denise Nogueira e Profª Dr. Manoel Odorico
Na noite da terça-feira (15/05), como parte da programação da XVIII Jornada da Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), através da Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão (DEPE), aconteceu o lançamento do livro  Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão no Contexto Hospitalar, tendo como organizadores os colaboradores do DEPE/SCMS: Denise Nogueira, Henrique Linhares, Keila Ponte, Lia Gomes, Renaud Aguiar, coordenados pelo Prof. Dr. Vicente Pinto. O momento contou com a ilustre presença do Prof. Dr. Manoel Odorico de Moraes e o público presente à abertura do evento.
A publicação conta com o apoio do Provedor do Santa Casa, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, do Diretor Geral, Pe. Francisco Júnior Melo, do Diiretor Financeiro, Pe. João Bosco Arruda Linhares, do Diretor Técnico, Dr. Cristiano Araújo Costa, o ex- Diretor Clínico, Dr. Cadmo Silton Andrade Portella, e a Diretora de Enfermagem, Lucila Maria Albuquerque. Vale destacar, que o DEPE, com o valioso apoio da Administração Geral, já proporcionou publicações de obras voltadas para a sistematização da assistência nos serviços de Cirurgia Geral, Anestesiologia, Neonatologia, Pediatria e para a Obstetrícia.
Enfª. Lia Gomes e Prof. Msc. Renaud Aguiar organizadores da publicação
Além dos organizadores, a obra recebeu contribuições valiosas de colaboradores e ex-colaboradores: Vanderley Moreira, Maria Gabriela Miranda, Carlos Romualdo Carvalho, Otávia Aragão e Paulo Henrique Alexandre. O prefácio traz a assinatura do Prof. Dr. Gerardo Cristino, do Curso de Medicina de Sobral da UFC, atual Secretário da Saúde de Sobral. Pela ocasião do lançamento do livro, o Prof. Dr. Vicente Pinto agradeceu a colaboração de todos que se empenharam para que os processos e a sistematização das práticas de ensino, pesquisa e extensão no hospital pudessem ser publicados.
Momento do lançamento no auditório do DEPE da Santa Casa
Na introdução da obra, o Diretor Geral da Santa Casa de Sobral, Pe. Francisco Júnior Melo, destaca a relevância da publicação. "O livro "Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão n contexto hospitalar surge como uma proposta de discutir  com o leitor estratégias de sistematização das atividades e ensino, pesquisa, extensão educação permanente em unidades hospitalares, sob a égide das normatizações dos hospitais de ensino no Brasil. Para tanto, torna-se relevante, inicialmente, considerar o contexto dessas instituições na prestação da assistência e formação em saúde", ressalta Pe. Francisco Júnior Melo.
Prof. Dr. Manoel Odorico de Moraes e Prof. Dr. Vicente Pinto durante lançamento no DEPE/SCMS
Capítulo II
Hospital de Ensino na Santa Casa de Misericórdia: A semente que germinou das mãos responsáveis de bons semeadores
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral tornou-se Hospital de Ensino, de forma legal e efetiva, no dia 10 de outubro de 2007, através da Portaria Interministerial nº 2.576. Entretanto, a sua vocação para o ensino começa bem antes, em 1970, com a chegada das primeiras acadêmicas do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA), para desenvolver parte de formação na Maternidade Sant’Ana do hospital. As primeiras enfermeiras, que tiveram a Santa Casa de Sobral como campo de estágio, foram as pioneiras em um processo de ensino que passa a ser sistematizado com a criação da comissão científica, na década de 90, sob a orientação dos médicos João Barbosa Pires de Paula Pessoas (Dr. Pessoa – Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da UFC em Fortaleza) e Gerardo Cristino Filho (Professor e primeiro coordenador do Curso de Medicina da UFC-Campus de Sobral).
Neste período chegam ao hospital os primeiros internos oriundos do Curso de Medicina da UFC de Fortaleza, incentivados pelo Dr. Pessoa a uma empreitada desbravadora e acolhidos em Sobral pelo Dr. Gerardo Cristino Filho. Foram eles os mentores e responsáveis pela implantação da Comissão Científica, que deu os primeiros passos para normatizar a formação dos profissionais da saúde, tendo o Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), como fomentador do primeiro momento. 

Enfª. Gabriela Miranda, Profª Drª Keila Ponte, Enfº Romualdo
Em seguida, sob a orientação do Prof. Dr. Gerardo Cristino Filho, com o apoio da funcionária Luzia Aragão, foram estabelecidos protocolos de ensino e formalizadas parcerias, para que a Santa Casa passasse a receber internos e médicos residentes do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), de Fortaleza. Com a chegada do Curso de Medicina de Sobral da UFC, em 2001, a semente da Comissão Científica, plantada pelo Dr. Pessoa, já havia germinado e a Santa Casa encontrava-se preparada para receber os futuros médicos, na condição de hospital de ensino, de fato, mas ainda não de direito. A consolidação da Santa Casa, como hospital de ensino, finalmente se deu com a implantação dos Programas de Residências Médicas, amparados pela UFC, e a entrada dos primeiros alunos do Curso de Medicina de Sobral em estágio do Internato, em 2005. A partir deste momento houve a necessidade de um espaço no hospital para catalisar as ações de formação e organizar o ensino. Surge, então, o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE). Nesta caminhada, de pouco mais de dez anos, vale destacar, em momentos distintos, o trabalho e o empenho de três diretores na implantação e consolidação do ensino no hospital. Enfrentando dificuldades e resistências, superando obstáculos, olhavam sempre à frente. Como tudo o que é novo, foram desafiados a construir e pôr em prática um processo de formação baseado no binômio ensino e assistência de qualidade.
A primeira etapa acontece sob a coordenação da Enfermeira e Profª. Regina Célia Carvalho. Sob a direção geral do Pe. José Edmilson Eugênio Nascimento, foram firmados novos convênios com as instituições de ensino superior em Sobral: Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A primeira, com demandas voltadas para o Curso de Medicina de Sobral e a segunda para o Curso de Enfermagem. Assim, o espaço do hospital, antes denominado setor técnico, passou a abrigar o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE). Nesta fase, mesmo de forma precária, são estruturadas salas de aulas e de administração, biblioteca, uma estação para aulas práticas e um repouso para os internos do Curso de Medicina de Sobral.

Enfª. Lia Gomes durante momento de autógrafo

Neste interim, preparado com uma estrutura mínima para o ensino, com acadêmicos e médicos residentes já em processo de formação nos vários serviços clínicos e cirúrgicos, a Santa Casa de Sobral submete-se a duas visitas do Ministério da Educação e Ministério da Saúde em busca da certificação como hospital de ensino, 2005 e 2006 respectivamente. Sem lograr êxito, a direção geral do hospital, juntamente com a direção do DEPE, concentram esforços na melhoria dos pontos fracos relatados pelos técnicos ministeriais. Em sua terceira tentativa, corrigidas as inconformidades detectadas, o hospital recebeu nova visita de acreditação, que resultou em sua aprovação. Desde então, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral entrou para o seleto grupo dos hospitais de ensino do País. No dia 10 de outubro de 2007, através de Portaria Interministerial nº 2.576, do Ministério da Saúde da Educação, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral passou a ser o primeiro hospital de ensino do interior do Estado do Ceará.  É um momento para celebrar e reconhecer todo o empenho e esforços dos agentes envolvidos no processo de certificação.
A partir do credenciamento, e de todos os processos voltados para a formação nas diversas modalidades profissionais devidamente normatizados, uma nova fase tem início no hospital, em 2011. É o momento de mudanças na infraestrutura do DEPE, tendo à frente um novo diretor; o médico nefrologista e Professor do Curso de Medicina da UFC – Campus de Sobral, Dr. Luiz Derwal Salles Júnior. Além das atribuições da competência do cargo, ele capitaneou as mudanças estruturais e o DEPE passou por uma grande reforma para a melhoria de seus espaços. Através do trabalho laborioso do Dr. Luiz Derwal Salle Júnior, que teve início ainda na administração do Pe. José Edmilson Eugênio Nascimento e concluído sob a direção do Pe. Francisco Júnior Melo, a Santa Casa recebeu um novo Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, ampliado e modernizado, inaugurado no dia 12 de dezembro de 2014. Ainda na sua gestão foram firmados convênios com outras instituições formadoras da iniciativa privada, entre elas as Faculdades INTA e as Faculdades Luciano Feijão.
Até aí, todas as ações realizadas na Santa Casa de Sobral, voltadas para o ensino, pesquisa e extensão e que resultaram em avanços e ganhos na assistência e no ensino, contaram com o pronto apoio e contribuições significativas de todos os provedores que já conduziram a Santa Casa de Misericórdia de Sobral até o momento: Dom Aldo de Cillo Pagoto (1998-2004), Dom Fernando Antonio Saburido (2005-2009) e Dom Odelir José Magri (2010-2015). Atualmente, sob a benção do bispo diocesano e provedor, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, e fecunda administração do Pe. Francisco Júnior Melo, o DEPE vem sendo coordenado pelo Prof. Dr. Vicente de Paulo Teixeira Pinto, Professor Titular do Curso de Medicina da UFC – Campus de Sobral. Sua gestão tem início em agosto de 2015, com a proposta de organização dos processos de trabalho e da consolidação das práticas de ensino, de pesquisa e extensão.


Colaboradoras do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa
Nos últimos dois anos, o DEPE vem trabalhando o processo de regulamentação das práticas hospitalares, organização dos fluxos dentro do hospital, considerando os regulamentos, normas e diretrizes de educação permanente já existentes e outras estabelecidas na nova gestão. É neste contexto que vêm acontecendo os processos de qualificação e capacitação dos colaboradores internos do hospital. Esta formação é uma das premissas para qualificação dos profissionais do hospital, em todos os níveis e categorias, imprescindível para um atendimento e assistência hospitalar de excelência. Neste período foram ampliadas as vagas e o número de vagas e de programas de residência médica, implantados os primeiros Programas de Residência Multiprofissional: Urgência e Emergência e Neonatologia e credenciado o Comitê de Ética em Pesquisa.
Nesta gestão, iniciou-se nova fase de interlocução entre a direção de ensino e as instituições conveniadas, as coordenações de serviços, as representações docentes e discentes e a sociedade civil organizada, buscando-se um diálogo colaborativo com o único propósito de oferecer uma assistência de qualidade a todos os usuários do Hospital, tendo como esteio um processo de ensino também de qualidade. Por fim, pela ocasião comemorativa dos 10 anos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, enquanto Hospital de Ensino, é pertinente apropriar-se do aforismo do médico sobralense, Dr. José Galba de Araújo (1917-1985), que diz: “O homem imortaliza-se por suas ideias”. Indo além desta máxima, acrescente-se às ideias a realização destas.
Isto posto, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, através do DEPE, imortaliza o idealizador deste hospital pensado além da assistência; o médico Dr. João Barbosa de Paula Pires Pessoa (Dr. Pessoa). É ele quem empresta o nome à estrutura física do departamento. Uma homenagem ao pioneiro e sistematizador do processo de ensino, pesquisa e extensão no nosocômio fundado por Dom José Tupinambá da Frota, em 25 de maio de 1925. Dr. Pessoa imortalizou-se pela sua obra e exemplo de vida. Outros, nas variadas categorias profissionais e importantes colaboradores para a efetivação da Santa Casa como hospital de ensino de referência, devem ser elevados à categoria de “construtores do saber”.
 Todo este conjunto de esforços e todo o empenho desprendidos para a concretização de um ideal perseguido há décadas, faz da Santa Casa um hospital de ensino moderno, vigoroso e fértil. Hoje, os seus frutos, os profissionais da saúde que tiveram nele a sua formação, espalham-se por todo o Estado do Ceará, pelo País e pelo mundo. Inerente à sua natureza pioneira, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, juntamente com o DEPE, comemora uma década de bom cultivo da sua lavra, tão bem cuidada  pelas mãos responsáveis de bons semeadores. Em júbilo, celebra irmanada com todos que contribuíram tenazmente para a realização de uma ideia. Alegra-se, mas na certeza de que há muito, ainda, o que se fazer pelo ensino, pesquisa e extensão no hospital. Mas, se até aqui o Senhor ajudou, tudo é possível com trabalho, dedicação e fé naquele que nos fortalece. (Antônio Vanderley Moreira)
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário