terça-feira, 15 de maio de 2018

Santa Casa de Sobral passa a ser referência em parto normal no Estado com inauguração do CPN

Centro de Parto Normal (CPN) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) foi inaugurado na segunda-feira, 14. Desde o dia 19 de janeiro, profissionais do CPN já assistiram mais de 700 partos normais
O Centro de Parto Normal (CPN), que foi inaugurado na segunda-feira, 14, na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, posiciona o hospital em segundo lugar no Estado em números de partos. Desde que começaram os trabalhos no novo equipamento, os profissionais de saúde já assistiram mais de 700 partos normais, que se somam a outros 1.100 partos cirúrgicos realizados no acumulado deste ano. Os recursos foram adquiridos em parceria entre a Santa Casa de Sobral com o Ministério da Saúde e o Ministério Público do Trabalho.




O provedor da Santa Casa e bispo diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, destaca que o CPN é um equipamento que valorizará a vida. “Embora a Santa Casa tenha como prioridade as gestantes de alto risco, abre as portas para os partos normais. Que nesta Casa a vida humana desde a sua concepção até a morte natural seja tratada com todo carinho, respeito e veneração que merece”, explica.

Os cinco leitos do Centro de Parto Normal compõem “uma unidade desenvolvida para o atendimento humanizado e de qualidade exclusiva ao parto normal”, explica Dom Vasconcelos. A assistência humanizada de pré-parto, parto e pós-parto traz “respeito, dignidade e autonomia das mulheres e crianças e humanização”, completa.


O parto é totalmente humanizado, de acordo com a coordenadora da maternidade Sant’Ana da Santa Casa de Sobral, enfermeira Michelle Prudêncio Shinkai. “Garantimos às nossas pacientes durante o trabalho um acompanhante de sua escolha, líquidos e alimentos leves, adotamos o som de sua escolha, garantimos um ambiente tranquilo e acolhedor durante o parto”, explica.
A humanização implica compromisso com a ambiência e entende o espaço físico como ambiente social, profissional e de relações interpessoais que proporciona atenção acolhedora, humana e resolutiva com a melhoria das condições de trabalho e atendimento.

Redação
Correio da Semana
por Terezinha Fernandes (Jornalista)
http://www.correiodasemana.com.br
15/05/2018 

********************************************************************************** 


Do Blog Encontro Com a Saúde  - A inauguração foi contemplada em dois momentos. Primeiro, um encontro na capela do hospital  conduzido Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos que reuniu membros Administração do hospital, a equipe da Maternidade Sant'Ana, convidados e mães internadas na CPN. Na ocasião, ele destacou a importância de todos para a implantação do novo espaço de acolhimento para as mulheres em trabalho de parto. Também se pronunciaram, o chefe do serviço da Maternidade Sant'Ana, Dr. Bruno Medeiros, e a coordenadora, enfermeira Michelle Prudêncio.

Em seguida, Dom Luiz Vasconcelos e toda comitiva dirigiu-se ao local do CPN para a bênção da estrutura física. médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e todos demais colaboradores do setor. Vale destacar a presença na inauguração de médicos pioneiros do serviço da Maternidade Santa'Ana , como o Dr. Luiz Aquino, Dr. Pedro Olivar, Dr. Carlos Arcanjo, Dr. Vasco Frota, a Enfermeira Alzenir Ponte e a religiosa Irmã Alaíde. Registro importante, também, da presença dos médicos e enfermeiros do setor, médicos residentes da Santa Casa, residentes multiprofissionais (Neonatologia/SCMS-Uninta), internos dos cursos médicos, representantes da Secretaria da Saúde e o Programa Trevo de Quatro Folhas, Lions Club e demais convidados.

Fotos: Vanderley Moreira

Registro do Momento



























Nenhum comentário:

Postar um comentário