sábado, 16 de dezembro de 2017

Curso de Medicina de Sobral da UFC forma a 15ª Turma

Concludentes da 15ª Turma do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará
Na noite desta sexta-feira (15/12), o Curso de Medicina de Sobral da Universidade federal do Ceará (UFC) realizou a solenidade de colação de grau da sua 15ª turma. Na ocasião, o Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, com a presença do corpo de professores e pró-reitores, outorgou o grau de Médico a 17 jovens, que a partir de agora, já estão aptos ao pleno exercício da Medicina. A solenidade de formatura aconteceu no auditório do Curso de Medicina de Sobral (Campus Derby), e contou com a presença dos professores do Curso, funcionários, familiares, amigos e convidados dos formandos. 
Mesa da solenidade de colação de grau da 15ª Turma do Curso de Medicina de Sobral da UFC
A solenidade de colação de grau segue um ritual que começa com a entrada, em cortejo, do Reitor Henry Campos, acompanhado das demais autoridades acadêmicas que compuseram a mesa solene: Profª Simone de Sá Borges (Pró-Reitora Adjunta de Graduação), Prof. Vicente Pinto (Diretor do Campus/UFC-Sobral), Prof. João Guilherme Nogueira (Diretor-Adjunto do Campus/UFC-Sobral), Prof. Francisco das Chagas Medeiros (Vice-Diretor da Faculdade de Medicina),  o Prof. Márcio Fragoso (Professor Homenageado da Turma) e o Secretário da Saúde de Sobral, Prof. Gerardo Cristino Filho, representando o Prefeito do município.
Cerimônia de Colação de grau da 15ª Turma do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará

Também compareceram à solenidade o Prof. Juvenal Linhares (Coordenador do Curso de Medicina/UFC-Sobral), Lissiana Aguiar (Coordenadora Adjunta do Curso de Medicina/UFC-Sobral),  e os professores Flávio Queiroz, Karine Magalhães, Edmilson de Souza, José Roberto Capote, Mikkael Duarte, João Pompeu e Cícero Silvério. Colaboraram para a realização do evento as administradoras Anne Araújo e Aline Araújo, do Campus da UFC em Sobral, e as servidoras do Curso de Medicina de Sobral/UFC, Keila Gadelha e Regina Ripardo.
Compromisso 
Concludentes da 15ª Turma do Curso de Medicina de Sobral durante juramento de Hipócrates
 Depois dos discursos dos representantes discente e docente, a Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Profª Simone Borges, entregou ao Reitor a lista com as assinaturas dos formandos. Em seguida, o concludente, Eduardo Almeida, foi chamado a conduzir o Juramento de Hipócrates. Por fim, todos, de pé, ouviram o Termo de Colação de Grau proferido pelo Reitor. O momento da chamada dos médicos foi uma explosão de alegria entre os concludentes, pois viram naquele ato o término de uma jornada de seis anos, que tem início com o ciclo de disciplinas básicas com término no estágio do internato, numa trajetória de muita dedicação e sacrifícios.
Momento da chamada do nome dos novos médicos formados pela Universidade Federal do Ceará em Sobral



Em seu discurso de encerramento da cerimônia de colação de grau, o Reitor saudou os novos médicos, destacou o compromisso da UFC em dispensar a melhor formação médica, através do Curso de Medicina de Sobral, além de enaltecer o orgulho dos pais pela vitória alcançada pelos seus filhos e filhas. Na oportunidade, ele também lembrou dos desafios da profissão a serem enfrentados, principalmente no atual momento em que vive o País, onde o médico é a última trincheira entre os menos favorecidos e o desmonte institucional no qual vivemos. “O médico, é hoje, neste cenário, onde até as universidades estão sendo agredidas por órgãos e indivíduos que têm obrigação de respeitar a lei e o Estado Democrático de Direito, um elo social com os menos favorecidos”, ressaltou o Reitor Henry Campos


Médicos da 15ª Turma

Anastacia Matos Pinto -  Carla Mendes Segundo -  Eduardo Ferreira Almeida - Edymarah Nagghia Snarah Linhares Lima - Emily Alves Nogueira - Eurides Martins Paulino - Francisco Leandro Fonteles Moreira - Francisco Savio Nogueira Holanda Filho - Germana Braga Rêgo - Hilanne Linhares Andrade - Jose Renan Miranda Cavalcante Filho - Juliana Duarte Rossi - Klenio Clecio Lopes Melo - Maria Jannine Vieira Sales - Mônica Fêlix Magalhães - Stenio da Silva Oliveira - Yandra Maria Gomes Ponte.



Registro do Momento



 































Créditos: Vanderley Moreira (Jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário