segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Santa Casa de Sobral ingressa na era de alta tecnologia no tratamento do câncer

O Acelerador Linear já está instalado na Santa Casa de Misericórdia de Sobral e aguarda liberação para uso
O Ministério da Saúde através da portaria n° 931 de 10/05/2012 instituiu o plano de expansão da radioterapia no âmbito do sistema único de saúde – SUS. O Ministério da Saúde considerando que a constituição de 1988, em seus artigos nº218 e 219, afirma que a saúde é um direito do cidadão e um dever do estado resolveu adquirir 80(oitenta) aceleradores lineares, que são os mais importantes equipamentos usados no tratamento do câncer, quando a modalidade do tratamento é radiações ionizantes. 
Sabemos que a modalidades terapêuticas aplicadas nos pacientes portadores de câncer são essencialmente, cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Para termos ideia de amplitude de expansão do plano de melhoria e da oferta na qualidade dos tratamentos, só para o estado do ceará cinco instituições hospitalares foram aquinhoadas com este maravilhoso equipamento, a saber, Santa Casa – Sobral casa de Fortaleza, ICC, Hospital Cura D, ares, Hospital são Vicente de Paulo – Barbalha – CE.
O que é acelerador linear?
O acelerador linear é um aparelho utilizado largamente no mundo inteiro, no tratamento dos pacientes portadores de câncer, esta doença que atualmente é a segunda causa de morte com viés de ser a primeira, a partir de 2025 a 2030, segundo estudos prospectivos do instituto Nacional do Câncer – INCA-RJ. Se a doença é de alta frequência e letalidade, claro que se faz necessário altos investimentos nos setores; prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento por profissionais bem treinados e uma infraestrutura hospitalar com o mínimo necessário para alcançar os índices de cura, conseguidos nos centros mais elevados.
Dr. João Evangelista da Ponte, médico oncologista da Santa Casa de Sobral há 36 anos
Quais as diferenças(vantagens) do acelerador linear no tratamento do câncer em relação ao equipamento instalado na Santa Casa há 36 anos(A Bomba de Cobalto)?
As diferenças são enormes e muito importantes. A principal delas acontece quando o médico radioterapeuta programa um tratamento em um determinado paciente, as inúmeras possibilidades de campos, no contorno do paciente, podendo ser conseguidos arranjo de curva de isodose que em equipamento mais simples, como uma bomba de cobalto não é possível, a diminuição do tempo de permanência do paciente no aparelho. O ganho para os pacientes e de extrema relevância o que também é para todo o staff. A Santa Casa de Sobral, desde de novembro  de 2002 que tentava conseguir um equipamento deste porte, mas sempre nos deparávamos com a questão do preço, que é muito alto, e o desinteresse dos que administram a saúde em nosso pais.
Dr. Diego Bezerra e Dr. João Evangelista Ponte
Para instalar um equipamento deste, que já se encontra instalado no hospital não se gasta menos de R$ 5.000,000 a R$ 6.000,000 (cinco a seis milhões de reais). Quem trabalha exclusivamente para o SUS, com tabelas defasadas, jamais adquirirá um equipamento que atingisse este custo. Um acelerador linear é o principal instrumento num serviço de radioterapia de qualidade. Necessitamos agora de apoio de nossa instituição para mantermos um serviço de radioterapia à altura, que os nossos irmãos portadores de câncer merecem e necessitam.
A atual administração da Santa Casa de Sobral nas pessoas do Revmº. Bispo Dom José Luiz de Vasconcelos, Padre Francisco Junior Melo, Prof. Doutor Vicente Pinto, Dr. Cadmo Silton Andrade Portela, Dr. Cristiano Araújo Costa e o Sr. Chefe do Departamento Financeiro, Audisio de Almeida Aguiar, os que cuidam dos setores médicos e financeiro da instituição, percebo o empenho de todos em vista da concretização desta obra de suma importância para toda região norte que concentra uma população de 1.700.000 (hum milhão e setecentos mil) habitantes, de onde surgem 120 novos casos de câncer mês.
Com o acelerador linear, o ganho para os pacientes no tratamento é  de extrema relevância
Recursos Humanos
No momento a Santa Casa de Sobral dispõe dos seguintes profissionais que exercem suas atividades exclusivamente na radioterapia:
- Dr. João Evangelista Ponte (Médico)
Ex-residente do Instituto Nacional do Câncer
Membro efetivo-titular do Colégio Brasileiro de Radioterapia.
-Especialista em radioterapia pela PUC-RJ.(Pontifícia Universidade Católica Rio-RJ)
-Exercendo suas atividades há 36 anos na Radioterapia.

- Dra. Larissa Pereira da Ponte Amadei (Médica)
-Ex-residente do hospital Sírio-Libanês
-Doutora em Ciências da Saúde-USP-SP
-Ex-preceptora de residentes no hospital
Sírio-Libanês 
 Ex-professora de Patologia-Famed/UFC
-Professora de Oncologia FacUldade de Medicina INTA

- Dr. Lenine Campos Miranda (Físico)
-Bacharel em Física Médica pela Universidade Católica de Pernambucano.
-Mestre em física pela universidade federal de Pernambuco.
-Supervisor de proteção radiológica pela CNEN- Comissão nacional de energia Nuclear.

Técnicos em Radioterapia.
-Joaquim Quinto dos Santos
-Nayana Késsya Sousa Vasconcelos.
-Danielle Muniz Cavalcante.
-Francisco Tadeu Rodrigues Tavares.
-Paulo Victor de Araújo Silva.

Texto: Dr. João Evangelista Ponte (Médico Oncologista da SCMS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário