quinta-feira, 21 de setembro de 2017

O registro que se perde, ou quase ninguém sabe, no atendimento às vítimas de acidentes trágicos na Santa Casa de Sobral

Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral recebeu feridos do trágico acidente - Foto: Arquivo da Internet
Um grave acidente, entre um caminhão e uma van, que transportava passageiros para a cidade de Santa Quitéria,  ocorrido na tarde desta terça-feira (19/09), na divisa das cidades de Canindé e Santa Quitéria, teve um saldo trágico de duas mortes e 10 feridos, sendo manchete na mídia local e regional. Destes, oito foram encaminhados à Santa Casa de Misericórdia de Sobral que é hospital de referência para trauma. 
Local do acidente que vitimou fatalmente duas pessoas e deixou 10 feridos
Entretanto, o registro que se perde diante da tragédia, da dor dos familiares e do sentimento de comoção da população, é a mobilização e a assistência prestada pela equipe de profissionais do Serviço de Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Esta, porém, não é a primeira vez, que mesmo com a sua capacidade de atendimento no limite, o hospital se mobiliza e assiste às vítimas envolvidas em acidentes dessa natureza. Basta lembrar, em 2006, o sinistro que envolveu um trem cargueiro e um ônibus que conduzia estudantes ao distrito de Jaibaras (http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,trem-bate-em-onibus-escolar-e-mata-oito-no-ceara,20060325p26204 ). 
Desta vez, não foi diferente. Os relatos dos profissionais envolvidos no atendimento deixam claro que, em situações como estas, o que prevalece é a doação e a solidariedade, de quem compreende que o mister na Santa Casa de Misericórdia de Sobral transcende à uma obrigação trabalhista ou à uma formação acadêmica. 
Para contextualizar os relatos abaixo, de quem respondeu ao chamado S.O.S, é preciso entender que a composição da equipe de atendimento na Emergência do hospital se dá por escala, conforme perfil do setor. Em casos de acidentes inesperados, com um grande número de vítimas, o serviço mobiliza e arregimenta voluntários. Nesta hora, o chamado é para todos, e a resposta sempre é positiva. Abaixo, seguem relatos de quem compôs a equipe de emergência, mesmo sem estar em horário de escala, com um único propósito "Salvar Vidas". 
Assim, o Blog Encontro Com a Saúde deixa registrado algo que se perde com o tempo ou quase ninguém sabe; uma ação incondicional de dedicação e valorização à vida, de quem vive com entusiasmo a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Um registro de reconhecimento aos profissionais que compõem o Serviço de Emergência do hospital, bem como todos os voluntários e demais agentes envolvidos na ação. Parabéns....!
Relatos

Equipe e residentes multiprofissionais voluntários que prestaram atendimento
"Talvez demore algumas décadas até um certo momento da sua vida ou situação te surpreender e fazer você entender o que veio fazer nessa terra. E nesse dia, muitas coisas passam a fazer sentido e um olhar sobre sua história irá responder muitos questionamentos sobre suas lágrimas e sacrifícios. Esse momento especial pode chegar através de uma conquista esperada e programada, ou talvez te encontre em um dia atípico a necessidade de simplesmente acontecer e impactar você. Porém, melhor ainda é viver contínuos momentos de certeza da sua missão. Bem... Essa é a minha realidade!
Quero agradecer a todos os envolvidos direta ou indiretamente aos cuidados dispensados às vítimas do sinistro dessa tarde de terça-feira (19.09). O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral, mais uma vez, realizou sua tarefa dentro da região norte do estado, SALVAR VIDAS! Para isso, contou com o apoio de quase 50 pessoas que estavam articuladas, entre assistência, gestão, segurança. Diversos setores envolvidos, forças externas pertencente ao sistema e voluntários ajudaram mais 08 vidas terem sua continuidade assegurada.
De modo especial, agradeço a todos os Residentes de ambos os programas Multiprofissional, a todos os estudantes pertencentes ao internato e ligas. A polícia militar que efetuou um belíssimo trabalho de cerco ao hospital, a Secretária de Saúde prontamente presente e não menos importante, aos profissionais da SCMS!
Transformar o CAOS em Recomeço, isso é a Medicina de Desastres! Salvar Vidas, minha missão, meu viver!"

Por Allyson Mendes (Enfermeiro Residente Multiprofissional de Urgência e Emergência/SCMS) 

******
Interno de Medicina/UFC-Sobral, Bruno Vasconcelos
"Hoje tive mais uma prova de quanto amo a minha (futura) profissão. O dia não foi nada fácil. Ao chegar em casa uma mensagem dos preceptores da emergência para dar reforço após um grave acidente na cidade vizinha. Nessa hora não tem cansaço, não tem preguiça, não tem corpo mole. O que conduz é a vontade de ofertar o muito pouco que sei para ajudar a vida do próximo. Isso é amor! Isso é Medicina!" Bruno Vasconcelos (Acadêmico do Curso de Medicina de Sobral/UFC)
****
O momento também é uma oportunidade para uma reflexão sobre a vida, como relata o porteiro do hospital, Valdenir Silva:

Valdenir Silva, porteiro
Ontem 19/09 eu mais uma vez presenciei um acidente automobilístico de grande proporção no hospital onde trabalho,e fazendo uma pequena reflexão sobre a vida, somos simplesmente nada. Estava trabalhando na portaria daquele referido hospital e presenciei cenas fortes de pessoas chegando a todo instante, com traumas, fraturas, escoriações desorientadas, pedindo por socorro. Foi um início de noite bastante movimentada na emergência da Santa Casa, mas Graças a Deus deu tudo certo. Então fazendo um resumo de nossas vidas, somos seres humanos predestinados a partir a qualquer momento, não sabemos o dia nem a hora. Em meio a isso, é necessário a cada amanhecer viver intensamente como se fosse o único, a vida passa tão rápido e muitas das vezes, na correria do dia a dia, não percebermos que ficamos mais velhos. Num piscar de olhos tudo pode acabar; planos e sonhos de uma vida inteira. 
Aqui fica uma dica, faça o possível acontecer hoje,viva o hoje como se não houvesse o amanhã,agradeça a Deus sempre por mais um dia vivido e entregue o dia de amanhã a Ele, pois só DEUS sabe o que irá acontecer no dia seguinte. Sejamos mais humildes e tenhamos o discernimento de que não somos tanto assim. Senhor Deus obrigado pelo Dom da vida!!!! Valdenir Silva (Porteiro da Santa Casa de Sobral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário