segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Dr Bruno Mapurunga e Dr Rafael Arruda inovam com cirurgias videolaparoscópicas em Uroginecologia

Os médicos Dr. Bruno Mapurunga e Dr. Rafael Arruda realizam cirurgias minimamente invasivas em Sobral
A videolaparoscopia é uma modalidade de cirurgia minimamente invasiva em que, aproveitando-se do desenvolvimento tecnológico, é possível realizar uma grande cirurgia através de pequenas incisões menores que 1 cm no abdome do paciente. Para isso, utiliza-se um instrumental cirúrgico delicado e uma potente câmera que visualiza os órgãos internos do paciente. Dessa forma, evita-se uma cirurgia convencional, aquela em que é realizada um “corte” grande. As vantagens da laparoscopia são inúmeras, pois os pacientes se recuperam mais rápido, ficam menos tempo internados, apresentam menos dor no pós operatório, retornam ao trabalho mais precocemente e ficam com uma cicatriz bem mais estética.
Seguindo essa evolução tecnológica, os médicos urologistas Bruno Mapurunga e Rafael Arruda vem desenvolvendo um trabalho pioneiro na Zona Norte do Ceará, realizando cirurgias uroginecológicas por via laparoscópica.Recentemente a dupla realizou a primeira histerectomia laparoscópica (retirada do útero) da cidade de Sobral. Também realizaram cirurgias complexas como reimplante uretero-vesical e correção de fístulas vésico-vaginais e uretero-vesicais por videolaparoscopia. Atualmente, a dupla está se preparando para iniciar o tratamento de prolapsos vaginais por laparoscopia.

Cicatrizes em paciente após cirurgia  laparoscópica
Além das cirurgias uroginecológicas, a dupla também é pioneira no tratamento laparoscópico de várias doenças urológicas, já tendo realizado cirurgias como prostatectomia radical, nefrectomia total e parcial, adrenalectomia, pieloplastia e pielolitotomia, todas por videolaparoscopia.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário