quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Sobre DTM (Disfunção Temporomandibular) - Dr. Henrique Linhares (Fisioterapeuta - Cliza)

Na DTM (Disfunção Temporomandibular), a fisioterapia tem um papel fundamental no alívio de muitos dos sinais e sintomas como: dor na ATM relacionada ao movimento, dores musculares na face e pescoço, limitação dos movimentos da ATM e cervicais, pode causar tonturas, aparecimento de zumbidos, dores próximas ao ouvido e torcicolos; estalido articular da ATM (Articulação Temporomandibular) e cefaleias levando o paciente a procurar profissionais de diversas áreas. O objetivo de todo o tratamento fisioterapeutico é equilibrar a musculatura que envolve a ATM e o sistema mastigatório, aliviar as dores ocasionadas pela DTM, reestabelecer as funções musculares e a amplitude articular, prevenir o aparecimentos de outros sinais e sintomas, promover uma mudança de comportamento no paciente, dando-lhe consciência funcional e postural; e proporcionando-lhe uma melhoria significativa no seu quadro de disfunção e consequentemente na sua qualidade de vida.
No tratamento utilizamos mobilização articular intra-bucal, ou seja, movimentação manual da articulação para aumento da amplitude de movimento; exercícios para potencializar a contração e favorecer a coordenação muscular com o objetivo de evitar desvios de abertura e indiretamente diminuir o estalido; exercícios posturais para corrigir postura anterior e desvios laterais de cabeça; pompagem, além de outros recursos que podem variar com os sintomas e grau de acometimento de cada paciente.
A Fisioterapia sozinha não resolve o problema de DTM. É fundamental que o fisioterapeuta faça parte de uma equipe multidisciplinar que trata a disfunção, converse com o seu dentista.


Dr. José Henrique Linhares  (Atendimento em Fisioterapia Geral)







 

Rua: Idelfonso de Holanda Cavalcante, nº 1034, bairro Campo dos Velhos. Telefones: (88) 3677-2564 / (88) 9.9682-9334 / (88) 9.9483-6472. Horários: 07:00h as 11:00h e de 16:00 as 20:00h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário