terça-feira, 18 de julho de 2017

Disfagia - Drª Juliana Martins (Médica Geriatra)

Sabemos que o envelhecimento humano envolve mudanças estruturais, funcionais e neurais. Tais alterações podem comprometer órgãos e funções diversas. Uma das funções que se destaca é a deglutição.

A Disfagia se configura numa falha nesse processo. Pode ocorrer devido a alterações resultantes de doenças neurológicas, como Doença de Parkinson, Acidente Vascular Encefálico (AVE), Doença de Alzheimer e Miastenia Gravis. Também pode resultar de alterações estruturais, em decorrência de tumores e traumas. Quando ocorre simplesmente por modificações inerentes ao processo de envelhecimento, chama-se Presbifagia.

As complicações decorrentes da disfagia envolvem risco de desnutrição, desidratação, complicações respiratórias e pneumonia aspirativa. Considerando que o momento da refeição deve representar um momento prazeroso, de socialização e interação familiar, a Disfagia também tem impactos sociais e emocionais. Quando engolir se torna um desafio, muitas vezes o idoso pode preferir se isolar, o que pode comprometer o envelhecimento saudável.

Drª Juliana Martins - Geriatria / CRM 12113
Marque sua consulta: (88) 36772310 ou 36772311
Rua: Maestro José Pedro, 407 - Centro - Sobral-CE
(Instituto Neurológico São Lucas) - 















Foto: Marcildo Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário