segunda-feira, 24 de julho de 2017

Diretor do Hemoce de Sobral participa do Programa Santa Casa no Ar da Rádio Educadora do Nordeste

Prof. Vicente Pinto entrevista o Dr. Régis Ferreira Gomes no Programa Santa Casa no Ar da Rádio Educadora
Na manhã da última sexta-feira (21/07), o Programa Santa Casa no Ar, transmitido pela Rádio Educadora do Nordeste - AM 950 khz, recebeu o diretor do Hemoce de Sobral, o farmacêutico bioquímico, Régis Ferreira Gomes. Na oportunidade, ele abordou vários pontos acerca da ação do hemocentro em Sobral e toda zona Norte, além de aspectos sobre a doação de sangue. Abaixo segue um resumo da sua participação no programa.
Dr. Régis Ferreira Gome
"Há 25 anos, o Município de Sobral foi escolhido para sediar a Regional Norte da Hemorrede do Estado do Ceará, que além da população, da situação geográfica, da malha viária, o município já liderava a região há muitos anos pelo seu desenvolvimento na área da saúde e do comércio.  Antes todas as demandas de sangue eram realizadas através do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, hoje o funcionamento do hemocentro é realizado em sede própria, situado á rua Jânio Quadros S/N, terreno doado pela Santa Casa, e é constituído por três blocos: administrativo, laboratórios e área de assistência a doadores e pacientes. O Hemoce Sobral abrange uma população de 1.729.388 habitantes, que compõe 59 municípios da região norte e 70 hospitais instalados nesta região. Os serviços e ações desenvolvidas são: Captação de doadores voluntários de sangue; Triagem de doadores; Coletas internas e externas; Exames laboratoriais em hematologia;  Processamento de sangue; Consultas e tratamentos hematológicos; Transfusão sanguinea;  Armazenamento e distribuição de hemocomponentes e hemoderivados; cadastramento de doadores voluntários de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). 
Momento de coleta de sangue durante campanha realizada no Hemoce Sobral
Mensalmente são coletadas 1.400 bolsas de sangue total, estas coletas são realizadas no próprio hemocentro, coletas internas  e em coletas externas, com o apoio e parcerias com empresas, instituições e municípios. Estas ações são fundamentais para garantir os estoques adequados de hemocomponentes, a fim de suprir todas as necessidades de solicitações dos hospitais de nossa região. Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br. Para doar, os sobralenses podem se dirigir ao Hemoce local, na Rua Jânio Quadros, S/N, por trás da Santa Casa. Para maiores informações, ligue (88) 3677.4624. Nosso horário de funcionamento é de 7h às 18h, de segunda a sexta-feira e 8h às 12h, aos sábados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário