quinta-feira, 22 de junho de 2017

Alunos do Curso de Medicina de Sobral da UFC realizam ação de saúde no bairro Pedrinhas

As crianças participaram das atividades voltadas para a saúde da população do bairro Pedrinhas
Na tarde desta terça-feira (20), os alunos do quinto semestre do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizaram uma  atividade do PET Saúde Gradua-SUS no Centro de Saúde da Família (CSF) no bairro das Pedrinhas. O momento, Saúde da Criança na Praça, contou com várias estações como: Puericultura, alimentação saudável, educação popular, planejamento familiar, contação de histórias, nformações sobre arboviroses, atividade física e pintura facial.
Foto: Divulgação
"Foi um momento de integração entre alunos e comunidade, onde aprendeu-se que fazer saúde vai muito além de conhecer a doença. Fazer saúde é compreender essa energia que vem das pessoas e nessa matemática da vida quem dá mais ganha sempre muito mais",destaca a tutora do projeto,  Profª Carla Roberta Macedo, do Curso de Medicina de Sobral/UFC.
O que é o PET SaúdeGardua-SUS?
Foto: Divulgação
O PET-Saúde/GraduaSUS contempla projetos que se proponham a desenvolver mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para cursos de graduação na área da saúde; qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as instituições de ensino (IES); e articulação com projetos do Ministério da Saúde e Ministério da Educação e/ou outros projetos de âmbito local ou regional relacionados à integração ensino-serviço-comunidade. 
No município de Sobral, este projeto é realizado colaborativamente entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Sobral, sendo composto por docentes (tutores), trabalhadores do SUS (preceptores) e estudantes de Medicina e Enfermagem (monitores).
Foto: Divulgação
Entre os membros da UFC que compõem o PET-Saúde/GraduaSUS, estão a tutora coordenadora Profª Roberta Cavalcante Muniz Lira, as tutoras Profª. Carla Roberta Macedo de Sousa e Profª. Ana Élida Nogueira Souza, as preceptoras Francisca Dulcinalda de Paulo Braga, Karina Oliveira de Mesquita e Sandra Maria Carneiro Flor e os monitores Anderson Dias Arruda, Mariana Diogo Constâncio, Larissa Brenda Gonçalves Miná, Gelton Fonteles, Ricardo Costa Moura e Ronie Costa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário