quarta-feira, 21 de junho de 2017

Alunos do Curso de Enfermagem das Faculdades INTA implementam book fotográfico para gestantes


Foto: Divulgação
Projeto criado busca incentivar a participação de grávidas em grupo de gestantes em uma Estratégia Saúde da Família do município de Sobral-CE
Através da inserção dos acadêmicos João Victor Lira Dourado e Francisco Antonio Carneiro Araújo, do curso de Enfermagem do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) por meio da implantação do projeto de pesquisa intitulado “Tecnologia motivacional na promoção da saúde de gestantes adolescentes na Estratégia Saúde da Família” (ESF), que tem como pesquisadora responsável a Prof.ª Me. Francisca Alanny Rocha Aguiar em uma ESF do município de Sobral-Ceará,  compreendeu-se uma ausência na participação das grávidas da comunidade adscrita nas reuniões do grupo de gestantes.
Durante os encontros realizados quinzenalmente no espaço da unidade saúde, percebeu-se que o número de participantes assíduas compreendia entre cinco a seis gestantes. Todavia, segundo os dados da unidade saúde a comunidade possui um número de 60 gestantes.

Portanto, compreendendo a necessidade de implementar uma estratégia que instigasse a participação das grávidas da comunidade nas reuniões do grupo de gestante, na perspectiva da promoção da saúde e qualidade de vida do binômio mãe-feto, bem como a criação de vínculo entre os pares, organizou-se no período de março de 2017, pelos acadêmicos João Victor Lira Dourado e Francisco Antonio Carneiro Araújo, um projeto intitulado “Book Fotográfico da Gestante” caracterizado como uma estratégia motivadora para a participação e assiduidade das grávidas da comunidade adscrita, no grupo de gestante da unidade de saúde.
Foto: Divulgação
Ao final do mês da gestação, a integrante que obtivesse assiduidade durante as reuniões ganharia um book de fotos dos acadêmicos e da equipe do Núcleo de Apoio a Saúda Família (NASF). A sessão de foto foi realizada pelos supracitados em um espaço do município de Sobral-Ceará.  A primeira sessão de fotos do projeto ocorreu nesta sexta-feira, dia 03 de junho de 2017 no turno da tarde em uma residência do município de Sobral-Ceará. Durante este momento, estiveram presentes na sessão de fotos os acadêmicos e a equipe do NASF, que realizaram a produção da gestante. O ensejo configurou-se como momento ímpar entre os atores envolvidos, visto que os sentimentos emergiram durante a sessão de fotos, bem como o cuidado oferecido a gestante durante o momento.
 
Foto: Divulgação
Os mesmos pontuam que a partir desta experiência, vislumbraram que a produção de cuidado oferecida não se revela apenas nos espaços da ESF, mas extrapola o muro da unidade de saúde, na tentativa de garantir a satisfação do usuário.

Outrossim, a perspectiva de que este projeto sirva de protótipo em outros campos do país, como estratégia para incentivar a participação das grávidas no grupo de gestantes da ESF, como também garantir a produção de cuidado do binômio mãe-filho.

Ademais, ressaltam que o projeto continuará a desenvolver-se como previsto com as próximas grávidas assíduas integrantes do grupo de gestantes da unidade de saúde.

Texto: João Victor Lira Dourado; Francisco Antonio Carneiro Araújo e Francisca Alanny Rocha Aguiar (acadêmicos do Curso de Enfermagem/INTA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário