terça-feira, 23 de maio de 2017

Sobral realiza semana da luta antimanicomial

Usuários e profissionais dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) de Sobral realizaram, na manhã da última quinta-feira (18), uma caminhada pelas principais ruas do Centro para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
Além desta mobilização, entre os dias 15 e 19 de maio, a Rede de Atenção Integral à Saúde Mental de Sobral promoveu diversos eventos em alusão à data. Jogos esportivos marcaram a abertura das atividades.
Na noite da última quinta-feira (18), a Praça do Bosque foi palco de um Sarau alusivo ao dia nacional da luta antimanicomial, o evento foi organizado pela Rede de Atenção Integral à Saúde Mental de Sobral, o Movimento Antimanicomial Sobralense e a Associação Encontro dos Amigos da Saúde Mental.

Simultaneamente, ocorreram exposições de fotografias, artesanatos, sessões de massoterapia, declamação de cordéis e poesias e uma tenda de meditação com residentes e profissionais de educação física. A ação, que teve início às 17h, contou ainda com o Grupo de Trabalho de Educação Popular e a Banda Samba Apaiano.
Em Sobral, o processo de Reforma Psiquiátrica iniciou em julho de 2000 com a implantação da Rede de Atenção Psicossocial, composta pelos CAPS Geral II -Damião Ximenes Lopes - especializado no tratamento de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes; CAPS Álcool e Drogas – direcionado para o tratamento de pessoas com uso abusivo de álcool e drogas; Serviço Residencial Terapêutico; Unidade de Internação Psiquiátrica (UIPHG) do Hospital Dr. Estevam Ponte, e ambulatório de psiquiatria do Centro de Especialidades Médicas.

Fonte: Assessoria PMS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário