domingo, 28 de maio de 2017

Anticoncepcional unissex: natural e sem efeitos colaterais

Foto: PhonlamaiPhoto/iStock
Um anticoncepcional à base de plantas dopa espermatozoides pode impedir a fecundação de uma forma diferente.

Chamado de “camisinha molecular”, o novo contraceptivo age como uma espécie de tranquilizante para as células masculinas, que perdem o ânimo para entrar no óvulo.

A descoberta é de três biólogas da Universidade de Berkeley, na Califórnia, nos Estados Unidos.

O estudo foi publicado na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

Os responsáveis pela paralisia do esperma são o lupeol, encontrado em plantas como aloe vera e na raiz de dente-de-leão, e a pristimerina, que pertence à planta videira trovão de Deus.

Eles funcionam como um contraceptivo natural, sem hormônios ou efeitos colaterais, e com ação tanto na mulher quanto no homem.

Tanto faz dopar os espermatozóides ainda no corpo do homem ou atrapalhar seu caminho quando já estão no corpo da mulher.

Como funciona?

Os pesquisadores chegaram a duas substâncias que podem bloquear um ponto crucial para a fertilização: a entrada do espermatozoide no óvulo.

Esses agentes seriam capazes de bloquear a progesterona, hormônio que impulsiona as células masculinas para o aparelho reprodutor feminino, através da “cauda” ou flagelo.

Dessa forma, acreditam que os espermatozoides não morreriam, apenas não teriam “força” para fecundar o óvulo, como uma espécie de paralisador.

Testes
A próxima etapa do estudo envolve testes em macacos, porque seus espermatozoides funcionam de maneira bem semelhante aos dos humanos.

Além disso, é preciso encontrar uma fonte mais acessível de extração dessas substâncias.

Também são necessários mais estudos para uma possível chegada às farmácias.

Com informações da Superinteressante e Vix
.
 http://www.sonoticiaboa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário