quarta-feira, 26 de abril de 2017

Desabafo do médico cardiologista Dr. Thiago Tomaz

O Blog Encontro Com a Saúde teve acesso a um postagem de desabafo do médico cardiologista Dr Thiago Tomaz, em sua página pessoa do Facebook, pela perda de um amigo da família, que necessitou de procedimentos cirúrgicos. Como médico, ele foi até aonde lhe permitiu o seu conhecimento, até aonde prevaleceu a tecnologia, a técnica e a habilidade cirúrgica dos seus colegas médicos envolvidos no procedimento. Porém, não foi o suficiente.
"É inacreditável mas hoje (24/04/2017) o mundo perdeu um guerreiro, amigo da nossa família. Parecia que íamos vencer a guerra. Conseguimos o improvável, após do diagnóstico de um aneurisma cerebral e hemorragia intracraniana conseguimos uma remoção aérea para a UTI de um hospital referência no Ceará na doença. Conseguimos fazer um procedimento de última geração com os melhores médicos da área no Ceará. Fizemos uma cirurgia na cabeça em vigência de antiplaquetários e você (o paciente amigo do médico) saiu muito bem. Foi para casa sem sequela nenhuma, abatido porém não vencido. Guerreiro! andando, verbalizando, lúcido, sem sequela alguma. 
Quando lhe vi na semana passada achei que a batalha estava vencida, mas a guerra ainda não tinha acabado. Após novos episódios de vômitos e soluços foi diagnosticado o maior vilão da atualidade dos hospitais no Ceará; a infecção hospitalar. Após diagnóstico de meningite e nova cirurgia com intercorrência de sangramento, você não suportou, foi demais para você. Difícil acreditar que depois de termos vencido batalhas tão complexas, anteriormente, perdemos você.
Gostaria de agradecer, em especial, aos meus amigos e colegas médicos brilhantes, que me auxiliaram sempre no que puderam sem ganhar nada em troca. Dr Rafael Teixeira com seus cuidados intensivos, Dr Diego Bandeira no procedimento de embolização, Dr Neto, Dr Jan e Dr Keven Ponte no auxílio nos procedimentos em Neurocirurgia, fora as notícias em momentos complicados. Vocês são os caras.
Resolvi escrever em tom de desabafo pra saber até quando as autoridades vão fingir que estamos tratando das pessoas. Temos angioplastia, neurocirurgia, transplantes, revascularizações, exercemos a melhor e mais cara medicina e perdemos os pacientes por infecção hospitalar, por falta de cuidados básicos: superlotação, morosidade do sistema, falta de insumos de limpeza e lavagem das mãos, falta de antibióticos e meios de cultura adequados, poucos profissionais médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem para centenas de pacientes.
É revoltante, mas nossos hospitais estão longe, muito longe do ideal. O sistema é bruto e mata milhares de pessoas a cada hora no nosso país. Luto pelo nosso amigo da família e pela nossa saúde pública. Fiz o que pude mas não foi o suficiente... que Deus abençoe, dê força e conforte todos os familiares e amigos. No que precisarem de mim estarei aqui. Abraço apertado!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário