quarta-feira, 29 de março de 2017

Reunião de alunos extensionistas no Departamento de Ensino e Pequisa e Extensão da Santa Casa de Sobral

Momento da reunião realizada no DEPE/SCMS com o coordenador Executivo do DEPE, Renaud Aguiar
Para que a extensão universitária possa ser construída de forma efetiva, é necessário que a sociedade reconheça a universidade como um dos espaços para o exercício do pensamento crítico, devendo, adentrar ao seu interior, de modo a estabelecer um processo de diálogo permanente entre ambas1.
A universidade é compreendida como uma das maiores produtoras de cultura, uma vez que a vida acadêmica a considera na dimensão de todas as suas atividades, incluindo-se a pesquisa, o ensino e a extensão. Para melhor entender a extensão, em sua configuração atual, há que se considerar:
1)    O conceito assumido em 1987 pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, entendendo-a como "processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade".
2)    O preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, conforme Artigo 207 da Constituição de 1988.
3)    A definição do Plano Nacional de Extensão Universitária que incorpora as definições anteriormente referidas.
Os cursos da área da saúde têm na ação educativa e profissional o eixo fundamental no que se refere à necessidade de identificar ambientes pedagógicos capazes de potencializar essa prática.
Projeto Riso do Curso de Medicina de Sobral da UFC desenvolve atividades na Santa Casa
É nesse contexto que se insere o hospital de ensino. É concedida a denominação de hospital universitário, hospital-escola ou hospital de ensino aos hospitais com ensino universitário que, em cada um dos departamentos, serviços e unidades funcionais que participam nas atividades de ensino, satisfaçam determinados requisitos, nomeadamente a existência de um número significativo de médicos e equipe de enfermagem habilitados. O programa de certificação é regulado pela Portaria Interministerial MEC/MS nº 285 de 24 de março de 20152.
Essa portaria estabelece os requisitos que um hospital deve preencher para ser considerado hospital de ensino, a partir de quatro dimensões: atenção à saúde, ensino, ciência e tecnologia e gestão.
Partindo desse pressuposto, salientamos que a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) é considerada hospital de ensino desde 2007, recebendo alunos das mais diversas instituições de ensino, públicas e privadas. No intuito de manter a organização desses alunos dentro da SCMS, o Coordenador Executivo do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), Renaud Aguiar, se reuniu com os responsáveis pelos projetos de extensão inseridos na referida instituição, para regulamentar o período das atividades; entrega de relatórios; inserção das escalas no SisDEPE; dentre outros assuntos. O objetivo é organizar o quantitativo de alunos que estão dentro da SMCS para que não haja sobrecarga no Setor e, assim, a instituição e as Instituições de Ensino Superior possam alcançar seus objetivos de forma harmônica.
As atividades de extensão universitária, em uma perspectiva acadêmica, têm a pretensão de ir além dos limites da ciência técnica, do currículo fragmentado e da visão assistencialista do homem3. Consideramos importante o desenvolvimento de projetos de extensão, bem como as pesquisas realizadas nas mais diversas áreas da saúde, haja vista o aprendizado e a prática do aluno com a comunidade dentro de um hospital de ensino.
Referências
1 Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Resolução nº 005/CUn/98 de 04 de agosto de 1998. Conselho Universitário 2006.
2 Portaria Interministerial MEC/MS Nº 285, de 24 de março de 2015
3 Pessoa CV, Rodrigues AB, Dias MAS, Silva ASR. Extensão universitária e formação profissional em um hospital de ensino: percepção de acadêmicos de enfermagem. SANARE, Sobral, V.13, n.2, p.24-29, jun./dez. 2014

Texto e Fotos: Carlos Romualdo de Carvalho e Araújo.
Discente de Enfermagem da UVA.
Bolsista de Educação Permanente da Santa Casa de Misericórdia de Sobral - DEPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário