terça-feira, 28 de março de 2017

Espaço Novo Acadêmico (ENA) do Curso de Medicina de Sobral, em parceria com o Colégio Farias Brito, inicia atividades de 2017

Momento da solenidade de abertura do ENA 2017, no miniauditório da FAMED/Sobral
Na noite desta segunda-feira (27), foi realizada, no auditório do Curso de Medicina da UFC/Sobral, a cerimônia de abertura das atividades do Cursinho Pré-Vestibular Espaço Novo Acadêmico (ENA) para o ano de 2017. O ENA é um Projeto de Extensão do Curso de Medicina da UFC/Sobral em que o acadêmico do Curso participa ministrando aulas dos conteúdos do Vestibular e do ENEM para alunos de escolas públicas.  Na oportunidade, a cerimônia também homenageou professores envolvidos no projeto, bem como alunos do ENA que obtiveram aprovações nos Cursos de Medicina
O ENA é um cursinho preparatório para os vestibulares da UVA e do ENEM e não há mensalidades, recebendo 80 alunos dos mais de 350 que se submeteram ao processo seletivo. O material pedagógico utilizado é totalmente gratuito e inclui TC’s, resumos de obras literárias, laboratório de redação, simulados e provas de vestibulares, que são disponibilizados pela Organização Educacional Farias Brito (FB). As aulas acontecem em salas climatizadas, na Faculdade de Medicina de Sobral, com apoio de multimídia e pessoal técnico-administrativo.
Momento da solenidade de abertura do ENA 2017, no miniauditório da FAMED/Sobral
O evento contou com a presença do Prof. Geison Lira, do Curso de Medicina da UFC/Sobral, que coordena o Projeto Espaço Novo Acadêmico,  Profª  Rose Vasconcelos, Diretora do Núcleo Farias Brito de Sobral, juntamente com o Prof. Lucas Carvalho, que representaram o Prof. Tales de Sá Cavalcante, Diretor Superintendente da Organização Educacional Farias Brito. Também esteve presente a Coordenação Acadêmica do ENA: Anderson Sales, Mirela Fernandes, Glicio Arruda, Thiago Rodrigues e Francisco de Assis, acadêmicos do Curso de Medicina de Sobral da UFC. 
Aluno do ENA  recebe em nome de todos, de forma simbólica, as apostilhas FB da Profª Rose Carvalho
Na ocasião, o Prof. Geison Lira destacou a importância do engajamento do FB no projeto, para que muitos jovens oriundos das escolas públicas possam realizar o sonho de ingressar em um curso de medicina, ou outro qualquer. "Esse projeto mostra a grande importância desta instituição na educação do País, e essa é o êxito do seu compromisso com a educação como um todo. E outro ponto importante são os alunos da escola pública, que são contemplados com essa oportunidade", destaca o Prof. Geison Lira, lembrando aos alunos que o grande segredo do sucesso é aproveitar as oportunidades que surgem, 
Da esquerda para a direita: Francisco de Assis, Thiago Rodrigues, Anderson Sales, Mirela Fernandes, Profª  Rose Vasconcelos, Professores Lucas Carvalho e Geison Lira
Em seguida, a Profª Rose Vasconcelos agradeceu a presença de todos os novos alunos do ENA, 2017. Ela destacou o empenho e a dedicação pela primeira vitória, que foi conseguir vaga no ENA participando de de um processo seletivo muito concorrido. Destacou, ainda, o orgulho do Farias Brito fazer parte do projeto. "Nos orgulhamos de fazer parte do projeto desde o seu início, sendo o Farias Brito um parceiro do Curso de Medicina da UFC de Sobral e o ENA é um momento de compartilhamento de conhecimentos e este é compromisso do Farias Brito, compartilhar saberes", destaca Profª Rose Vasconcelos. Ao final foram distribuídas as apostilhas aos novos estudantes do ENA.
Aluna do ENA aprovada no Curso de Medicina é homenageada, juntamente com o Prof. Lucas Carvalho do FB/Sobral
Transformação
Após participação de no mínimo 01 (um) ano, o estudante do Curso de Medicina que participa do ENA como preceptor, receberá uma declaração de comprovação no projeto, que conta como título em alguns processos seletivos e concursos, como em Residência Médica. “Além disso, o acadêmico de Medicina ajuda a realizar uma transformação cidadã e social do estudante inserido no projeto, quando proporciona o ingresso desses alunos à Universidade e sua progressão social”, explica o acadêmico Anderson Sales,  presidente do Espaço Novo Acadêmico.

História


HISTÓRIA

Uma parte da história do Curso de Medicina de Sobral da UFC, em seus primeiros anos, conta com a determinação e o protagonismo do seu corpo discente e o apoio irrestrito do corpo docente, no que tange a criação de projetos voltados às atividades de extensão. A própria distância do centro de comando, Fortaleza, além da burocracia envolvida, fazia com que boa parte do desejo dos estudantes, de se engajarem em um projeto de extensão, não fosse concretizado, até porque qualquer projeto haveria de ser engendrado de acordo com o interesse dos acadêmicos, e a partir daí buscar um professor para a orientação do projeto.

Entretanto, o engajamento social de alguns alunos, fez com que fosse despertada a necessidade de se fazer algo pela comunidade em que a UFC estava inserida. Havia o interesse de se colocar em prática uma ação que contribuísse para a melhoria, fosse coletiva ou individual, das condições dos atores sociais menos favorecidos da cidade de Sobral.  Com este propósito, dois alunos, recém-ingressos no curso, que compuseram a quinta turma, com entrada em janeiro de 2005 e término da formação em dezembro de 2010, tomando como modelo uma experiência de Fortaleza, perceberam que podiam contribuir com a educação dos funcionários e dos seus familiares.

Assim tem início o ENA, acontecendo de forma modesta no laboratório de histologia e patologia, já que não havia salas suficientes para a atividade, e tendo como professores alguns alunos do primeiro semestre como os seus professores. Embora tímida, a iniciativa trazia o gérmen da boa semente, movida pelo interesse dos funcionários e seus parentes, e pela dedicação e o compromisso dos alunos. O início do ENA, como ação transformadora, porém, trazia consigo, além das dificuldades do começo, uma gama de incertezas vivenciadas pelos alunos professores de que aquela atividade extensiva não passasse do seu nascedouro. Neste momento, aciona-se um docente do quadro efetivo da UFC que aceita dar status de projeto de extensão àquela iniciativa dos estudantes.

 

Uma vez cadastrado como projeto de extensão, o Espaço Novo Acadêmico (ENA) se reveste de uma importância para a sociedade local que leva a marca da Universidade Federal do Ceará (UFC). Passada a angústia da sua existência e continuidade, o ENA precisava agora encontrar recursos pedagógicos que possibilitassem aos seus professores meios mais eficientes para proporcionar aos seus alunos uma aprendizagem exitosa dos conteúdos programáticos utilizados na seleção do vestibular, até então única forma de acesso ao ensino superior para as IES. A ideia levou os dois alunos, que estavam à frente do projeto, procurar o apoio em um colégio da iniciativa privada, já que o elo de proximidade destes estudantes, por se tratarem de ex-alunos favorecia o diálogo para apresentar o projeto ENA ao diretor proprietário do colégio.

A princípio, buscou-se apenas utilizar parte do material do estabelecimento de ensino, reconhecido pelo know how nas aprovações dos vestibulares da UFC, para a compilação de conteúdos e reprodução em formato de fotocópia a ser usada durante as aulas. O contexto, portanto, favoreceu o projeto quando o colégio, que fora sondado apenas para uma doação de uma coleção das apostilas a serem reproduzidas, decidiu pela doação do material original a cada aluno do ENA, usado pelo colégio em seu curso preparatório nos vestibulares. Um material pedagógico, já avaliado pelos bons resultados alcançados nas aprovações dos vestibulares da UFC, moderno e atualizado, melhoraria e ampliaria, consideravelmente, o raio de conhecimento dos alunos do ENA, haja vista que dispunham de um rico acervo para a superação de um aprendizado deficitário do ensino médio que traziam consigo.

A atitude empresarial possibilitou, ainda, que os estudantes do Curso de Medicina da sua quinta turma, envolvidos no projeto, e motivados pelo interesse em contribuir com a ascensão social dos seus alunos, pudessem dar uma resposta positiva à do papel da Universidade Federal do Ceará (UFC) na sociedade em que estava inserida, enquanto propulsora de mudanças de comportamentos e transformação social. O ENA era a personificação de uma conjugação de esforços que reunia acadêmicos, professores, gestores, empresariado, orientados pela nobre missão de promover mudanças e melhorias a estudantes secundaristas privados de uma educação de qualidade na rede pública.

O processo de implantação do projeto, a sua organização, bem como as dificuldades enfrentadas para a sua execução, superando a distância da sede do Curso, Fortaleza, além da própria precarização do Curso para disponibilizar uma sala de aula é relatado pela primeira coordenadora do ENA, a egressa da quinta turma, Débora Lins Soares Macedo. “Em 2005, o Curso de Medicina de Sobral dispunha de poucas salas de aula para atender o ciclo integral das atividades do seu corpo discente, então era um grande desafio implantar um projeto como o ENA”, destaca a Debóra Macedo. No relato da entrevistada, observa-se que a atitude de compromisso e a dedicação incondicional dos primeiros acadêmicos professores, bem como daqueles que se seguem, foram determinantes para que o ENA permanecesse por 15 anos como um dos projetos de maior relevância do Curso de Medicina de Sobral e na percepção daqueles que conduzem o processo, entre acadêmicos e gestores da instituição em Sobral, um dos mais importantes projetos de ascensão social mantido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará.

Texto: Antonio Vanderley Moreira (Servidor do Curso de medicina de Sobral da UFC)

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