terça-feira, 21 de março de 2017

Boas práticas de manipulação de alimentos na área hospitalar é tema de curso na Santa Casa de Sobral

Foto: Divulgação
Além de elaborar dietas específicas para cada tipo de paciente, o serviço de nutrição da Santa Casa de Misericórdia de Sobral também se preocupa com a segurança alimentar. Por isso, periodicamente são realizadas capacitações para os colaboradores da área de copa e cozinha. O curso “Boas práticas de manipulação de alimentos na área hospitalar” começou nesta segunda-feira, 20, e segue até a sexta-feira, 24. O treinamento se repete com outra turma de colaboradores na próxima semana. A expectativa é que pelos menos 50 pessoas sejam capacitadas.
A coordenadora do Serviço de Nutrição da Santa Casa, Élcia Portella, explicou que o treinamento é essencial para a formação continuada. “A qualificação é necessária para atender às constantes mudanças e atualizações e para que os colaboradores se sintam parte do processo e percebam que a alimentação é fundamental dentro do processo de tratamento dos pacientes”, ressaltou.
O curso conta com três módulos. O primeiro trata da valorização profissional e contou como tema principal “Importância da copeira no processo de cura.” Houve ainda ginástica laboral e palestras sobre relação interpessoal e integração com o ambiente de trabalho, direito trabalhista.
O módulo “atendimento ao paciente e boas práticas de manipulação de alimentos” contempla noções básicas de hospitalidade, reconhecimento do paciente inserido no ambiente de trabalho e comportamento ético, a importância da higienização das mãos. Há ainda treinamento sobre equipamentos de proteção individual, atestado médico e atestado de saúde ocupacional (ASO) e boas práticas de manipulação de alimentos.
O conhecimento técnico é tema do módulo três com a apresentação do manual de dietas hospitalares, a importância dos suplementos utilizado no hospital e aula prática.
Fonte: http://stacasa.com.br/site/
Terezinha Fernandes (Assessoria de Imprensa/SCMS)

Um comentário: