sábado, 25 de março de 2017

Avaliadores da Rede Cegonha/Ministério da Saúde visitam Maternidade Sant’Ana da Santa Casa de Sobral

Especialistas apresentarão relatório técnico com oportunidades de melhorias ao atendimento das mães e atenção aos bebês na Santa Casa de Sobral
A atenção humanizada às mães e aos bebês é uma política permanente da Maternidade Sant’Ana da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O hospital conta com ações para reduzir os riscos durante a gravidez, o parto e o período pós-parto, além de assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. A maternidade é vinculada à Rede Cegonha desde 2012, estratégia do Ministério da Saúde que busca assegurar às mulheres ações de humanização. Duas avaliadoras da Rede visitaram o hospital de segunda-feira, 20, até a ultima quarta-feira, 22, e irão apresentar um relatório técnico com oportunidades de melhoria no atendimento. Houve uma reunião que contou com a participação do diretor geral da Santa Casa, Pe. Francisco Júnior Melo, dos diretores do hospital, além de médicos e enfermeiros responsáveis pela Maternidade.
A coordenadora da Maternidade Sant’Ana, Mikaely Arruda, explicou que a visita técnica acontece anualmente. O objetivo é apontar oportunidades de melhorias em indicadores distribuídos em grupos: mortalidade e morbidade da mãe e do bebê; indicadores de atendimentos no setor da maternidade, tais como emergências obstetrícias, acompanhamento do atendimento e treinamento por parte dos funcionários do setor, além de tipo de parto (cesáreos ou normais). É observada ainda a capacidade hospitalar instalada e indicadores de Gestão. “Foram avaliados os protocolos da maternidade com atenção aos indicadores de pré-parto, parto e pós-nascimento”, ressaltou.
Diretores da Santa Casa apoiam todas as ações voltadas para a humanização na assistência das gestantes e recém-nascidos. Da esquerda para direita: Dr. Cristiano Araújo (Diretor Técnico), Prof. Vicente PInto (Diretor do DEPE), Dr. Cadmo Silton Portella (Diretor Clínico), Zózimo Medeiros (Diretor Administrativo), Pe. Francisco Júnior Melo (Diretor Geral), Lucila Albuquerque (Diretora de Enfermagem), Audisio Aguiar (Diretor Financeiro).
A Santa Casa também é certificada desde 1991 como Hospital Amigo da Criança, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Ministério da Saúde. O título é devido a ações continuadas para promover o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida da criança, com iniciativas como “Mãe Canguru”, “Ilha do Peito” e palestras educativas para que as mães aprendam a melhor forma de amamentar os bebês.
Rede Cegonha
A Rede Cegonha, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto, ao pós-parto e ao abortamento, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.
O objetivo do programa é fomentar a implementação de novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses; organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil para que esta garanta acesso, acolhimento e resolutividade; e reduzir a mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal.
O programa tem como princípios o respeito, a proteção e a realização dos direitos humanos, o respeito à diversidade cultural, étnica e racial; a promoção da equidade; o enfoque de gênero; a garantia dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos de mulheres, homens, jovens e adolescentes; a participação e a mobilização social; e a compatibilização com as atividades das redes de atenção à saúde materna e infantil em desenvolvimento nos Estados.
Fonte: http://stacasa.com.br/site/
Terezinha Fernandes (Assessoria de Imprensa/SCMS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário