sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Santa Casa forma a sua primeira turma de Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência

Residentes da Primeira Turma Multiprofissional da Santa Casa/INTA com gestores do Hospital
Residências multiprofissionais aprimoram a qualidade da assistência no hospital. Instituição conta com dois programas: urgência e emergência, além de neonatologia
Buscando a excelência na assistência aos pacientes, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral investe em ensino e pesquisa e conta com nove residências médicas, além de duas multiprofissionais: Urgência e Emergência e Neonatologia. A primeira turma do programa multiprofissional em urgência e emergência encerrou suas atividades com solenidade que contou com a presença dos diretores do hospital. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira, 23, no auditório do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa.
Administradores da Santa Casa de Sobral no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE)
A residência da Santa Casa de Sobral é a única multiprofissional do Ceará em urgência e emergência e em neonatologia. Participam profissionais de várias especialidades: enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos. O programa é realizado em parceria com as Faculdades INTA. O diretor técnico do hospital, Cristiano Araújo, parabenizou os residentes e coordenadores do curso pela conclusão dos trabalhos e ressaltou que novas oportunidades se abrem para os profissionais. “A residência amplia a oportunidade de vocês no mercado de trabalho e no meio acadêmico. Vocês se tornam profissionais diferenciados”, destacou.
Residentes da Primeira Turma Multiprofissional da Santa Casa/INTA durante evento no DEPE
A Diretora Adjunta do DEPE, Profª Keila Azevedo, ponderou a excelência de ensino dos profissionais egressos da residência. “O mercado vai estar de portas abertas para vocês.” Já o coordenador da residência em urgência e emergência, professor Henrique Linhares, ressaltou que muitos foram os desafios, mas ainda maiores os ganhos. “A primeira turma é sempre mais desafiante, mas vocês agora estão formados para atuar no SUS, prontos para o mercado de trabalho”, disse. O representante da turma formada agradeceu o tempo de estudo e destacou que a residência é uma “construção contínua” e animou os novos residentes a também seguirem evoluindo ao longo do tempo de permanência no programa.
Sobre as residências
O Residente Multiprofissional, Enfº Helânio Arruda, da Primeira Turma Multiprofissional da Santa Casa/INTA recebe certificado
O programa de urgência e emergência teve início em 2015 com 18 vagas e novamente abriu inscrições em 2016. As vagas são distribuídas em 8 (enfermagem), 4 (fisioterapia), 3 (farmácia) e 3 (nutrição). A residência em neonatologia teve início em 2016 e conta com 10 vagas, distribuídas em 4 (enfermagem), 2 (fisioterapia), 2 (farmácia) e 2 (nutrição).
“Nós enquanto residência multiprofissional da Santa Casa de Sobral buscamos a excelência. O nosso programa é vinculado aos Ministérios de Educação e de Saúde”, ressaltou o professor Henrique Linhares. Os programas têm a duração de dois anos e contam com atividades teóricas, práticas e teórico-práticas. Os residentes precisam ter dedicação exclusiva de 60h semanais.
As residências contam com tutores com titulação mínima de mestres ou doutores; os preceptores são no mínimo especialistas. “Buscamos a cada dia qualificar o corpo docente, incentivando-os a seguir a docência”, destacou o professor Linhares. São oito tutores, cada um responsável por uma especialidade dentro dos programas, além de um preceptor para cada quatro residentes.
A Coordenadora de Educação Permanente do DEPE e coordenadora da residência multiprofissional em neonatologia, professora Denise Nogueira, explicou que os programas são essenciais para a formação dos profissionais e para a melhoria dos serviços na Santa Casa. “Conseguimos perceber que é uma via de mão dupla. Buscamos profissionais qualificados que atuarão diretamente com as mães e os bebês”, destacou.
Residentes Multiprofissionais da segunda turma da Neonatologia e Urgência e Emergência da Santa Casa/INTA




Fonte: http://stacasa.com.br/site/
Terezinha Fernandes (Assessoria de Imprensa/SCMS)
Fotos: Vanderley Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário