quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Santa Casa dá início à Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval 2017

Momento da coleta de sangue no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa
Na manhã desta terça-feira (21), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), através do seu setor  de Responsabilidade Social, deu início a mais uma campanha de doação de sangue. O evento de abertura aconteceu em salas reservadas no segundo andar do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) e contou com todo o apoio logístico (equipamentos e equipe técnica) do Hemocentro de Sobral/Hemoce, que há 25 anos mantém uma exitosa parceria com o hospital. O objetivo da ação é o de suprir os estoques do Hemocentro de Sobral/Hemoce com bolsas de sangue para o período carnavalesco que se aproxima.
Segundo o diretor do Hemocentro Regional de Sobral, Dr. Régis Ferreira Gomes, em encontro recentemente com a imprensa sobralense, a coleta durante a campanha vem reforçar os estoques do Hemoce. “A situação dos estoques de bolsas no Hemocentro de Sobral não é preocupante, mas é insuficiente para o carnaval, pois geralmente nesta época aumenta muito o consumo, por isso a importância da campanha para ter um estoque seguro para não faltar sangue”, explica o diretor. 
Ana Helena Vasconcelos acolheu os doadores no DEPE/SCMS
Com este propósito, a Santa Casa de Sobral, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realiza uma Campanha de Doação de Sangue entre os colaboradores e visitantes. Neste ano, o movimento acontece nos dias 21 e 22 de fevereiro, nas salas 04 e 05 do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do hospital.  A ação já acontece há pelo menos cinco anos, de acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social da Santa Casa, Ana Helena Vasconcelos, que compareceu à abertura da campanha acolhendo e motivando os doadores. Segundo ela, a ação permitiu que o hospital recebesse o prêmio de empresa cidadã. No primeiro dia (21), muitos funcionários procuraram o local da coleta para fazer a sua doação. Entre eles, estava o enfermeiro Kildare Sousa, que falou da importância em participar de campanhas dessa natureza. 
O enfermeiro Kildare Sousa destaca a importância da doação de sangue
“A doação de sangue é muito importante, não só nessa época de carnaval, mas durante o ano todo, pois a cada bolsa de sangue salva-se até quatro vidas. Então é preciso conscientizar, não só os funcionários da Santa Casa, mas toda a população para o ato de doar sangue”, diz Kildare Sousa. A campanha vai até quarta-feira, dia 22, das 8h às 18h, e as doações podem ser feitas pelos colaboradores e usuários do hospital, desde que estejam em condição de saúde saudável. Os interessados podem procurar o segundo andar do DEPE/SCMS e fazer a sua doação. Pessoas entre 16 a 69 anos, que estejam com a saúde em dia e pesarem acima de 50kg, podem doar sangue e ajudar a salvar vidas. É necessário levar um documento de identidade original com foto.

Registro do Momento







Nenhum comentário:

Postar um comentário