segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Inaugurada sala de procedimentos e exames Dr. Pessoa na Enfermaria Integrada da Santa Casa de Sobral

Espaço inaugurado na Enfermaria São Joaquim presta homenagem ao médico Dr. Pessoa, falecido em junho de 2014
Na manhã da última sexta-feira (17), foi inaugurada a sala de procedimentos e ambulatório da Enfermaria Integrada da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS). O espaço leva o nome do médico gastroenterologista Dr. João Barbosa Pires de Paula Pessoa (Dr. Pessoa), falecido no dia 30 de  junho de 2014, um dos pioneiros do ensino médico no Hospital. O momento contou com a presença do Padre Francisco Júnior Melo (Diretor Geral/SCMS), Audísio Aguiar (Diretor Financeiro/SCMS), Zózimo Medeiros (Diretor Administrativo/SCMS), Prof. Dr. Vicente Pinto (Diretor do DEPE/SCMS), além do médico nefrologista Dr. Derwal Júnior (Coordenador da Residência em Clínica Médica/SCMS-UFC) e Dr. David Neto, médico cardiologista (Preceptor da Cardiologia Hospital do Coração/SCMS). 
Médicas residentes da Enfermaria Integrada e internos da Medicina de Sobral da UFC durante o evento
Também compareceram ao evento médicos residentes da Clínica Médica, internos do Curso de Medicina de Sobral/UFC e profissionais de enfermagem do setor.  A sala de procedimentos e exames vem atender uma demanda da Enfermaria Integrada (São Joaquim) no que diz respeito à privacidade do paciente durante exames clínicos e procedimentos. Além disso, será usada para que os médicos do setor conversem com os familiares dos pacientes, em um local adequado, sobre diagnóstico, evolução e tratamento da doença.
"Esta também pode ser considerada uma sala de admissão do paciente à enfermaria, bem como para exames e procedimentos, um local reservado e acolhedor, uma vez que no leito estas atividades não permitem privacidade", explica o Dr. Derwal Júnior. Ele acrescenta, ainda, que esta sala leva o nome do Dr. Pessoa para lembrar do médico exemplar que ele foi, desde a técnica à ética, bem como o seu compromisso e respeito com os pacientes mais carentes. Ele destacou, ainda, a tétrade do Dr. Pessoa: conhecimento, medicina como arte, humanização no atendimento e a generosidade da opção pelos mais carentes.  
O médico de saudosa memória, também foi reverenciado pelo Diretor do DEPE, Prof. Vicente Pinto, pelo exemplo de abnegação. "O exemplo de abnegação do Dr. Pessoa precisa ser lembrado por todos nós, principalmente nesta época de tantas futilidades. Este espaço vem reverenciá-lo como uma forma de dar continuidade ao seu mister, que era o de formar pessoas. E aqui, na Santa Casa, na Enfermaria Integrada criada por ele, já são 56 médicos formados em Clínica Médica", destaca o diretor do DEPE/SCMS.
Encerrando a solenidade inaugural, o Padre Júnior Melo abençoou a nova sala de procedimentos e exames da Enfermaria São Joaquim. Ele lembrou, ainda, que a missão do Dr. Pessoa foi cumprida como deve ser cumprida a missão de todos os médicos, pois em qualquer circunstância deve prevalecer o coração, a generosidade. "Em qualquer missão, o que prevalece é o coração. Não adianta tanta sabedoria, tanta técnica, tanto conhecimento se não for colocado o coração nas ações, se não tiver generosidade, como fez o Dr. Pessoa durante a sua missão", diz Padre Júnior Melo.
Matéria e fotos do jornalista  Vanderley Moreira (JP 1641-CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário