sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

O médico neurocirurgião, Dr. Gerardo Cristino, será o Secretário da Saúde da gestão do prefeito Ivo Gomes

Prof. Dr.. Gerardo Cristino Filho
O prefeito eleito de Sobral, Ivo Gomes, divulgou, nesta sexta-feira (09), no programa do Izaías Nicolau, da Rádio Tupinambá AM 1.120 khz, o nomes do secretário da Saúde da sua gestão. Na ocasião, ele anunciou o nome do médico neurocirurgião, Dr. Gerardo Cristino Filho, que é Professor Doutor do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), e esteve à frente da Coordenação do Curso de 2001 a 2015, sendo um dos principais responsáveis pela implantação do primeiro Curso Médico da UFC no interior do Ceará. Deve-se, também, ao Dr. Gerardo Cristino  a excelência deste Curso, atualmente. Durante o programa, o prefeito Ivo Gomes também anunciou o seu secretário da Educação, Herbert Lima Vasconcelos, o atual Diretor Geral do Centro de Educação à Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral. Os demais secretários serão anunciados no dia 23 de dezembro.
O novo secretário
Dr Gerardo Cristino Filho é filho de Gerardo Cristino de Menezes e Ruth Menezes Cristino. É casado com a advogada Ivone Dias, (Promotora de Justiça) e pai de Eva Cristino e Eduardo Dias. Sua graduação em Medicina teve iníco da Universidade Federal do Ceará (UFC). Depois, acrescente-se à sua formação: Residência Médica em Neurocirurgia (Universidade de Caen, França), Especialista em Doenças Neurovasculares (Université de Montpellier I, França), Mestre em Neurocirurgia (Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP) e  Doutor em Cirurgia (Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - UFC), Mestre em Neurocirurgia (Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP) e  Doutor em Cirurgia (Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - UFC).
Exerceu, por algum tempo, os cargos de Presidente da Comissão Científica da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e de Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Foi Coordenador do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Sobral. Atualmente é o Chefe do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e Chefe da Equipe de Neurocirurgia do Hospital Regional Norte (HRN).
Neurocirurgia
É Professor Adjunto de Neuroanatomia e Neurocirurgia do Curso de Medicina/UFC - Campus de Sobral e Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFC/Sobral. Desde maio de 2014 é membro honorário da Academia Cearense de Medicina. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade de Neurocirurgia de Língua Francesa. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurocirurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: Hemorragia Subaracnóidea Aneurismal, Traumatismo Raqui-Medular e Microcirugia de Tumor Encefálico. Linhas de Pesquisa: Marcadores Moleculares de Tumores Primários do Sistema Nervoso Central, Hipertensão Intracraniana e Motilidade Gastrintestinal.
Em outubro de 2011 apresentou a sua obra literária: "Visconde de Saboia - A Filosofia como princípio e a Medicina como missão". Depois do livro, mais uma obra que marcará a sua biografia, será a sua contribuição frente à Coordenação do Curso de Medicina de Sobral, desde abril de 2001 a março de 2015. Sua história, desde a sua decisão em cursar Medicina em Fortaleza, em seguida a sua especialização na França, e a sua volta para Sobral, já especializado, é uma sequência de desafios e vitórias. O primeiro de todos foi a implantação de um serviço de Neurocirurgia/Neurologia em Sobral, em 1992, em tempos de muita carência e dificuldades nesta área da Medicina tão fina. Hoje, o serviço de Neurocirurgia em Sobral é referência no Estado e no Nordeste.
Entretanto, o seu maior desafio ainda estava por vir. Foi com a chegada do século XXI, no ano de 2000, quando o Dr. Gerardo Cristino foi sondado e convidado para conduzir o processo de interiorização do ensino médico no Ceará, especificamente em Sobral. Através da Universidade Federal do Ceará (UFC), Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Sobral, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Diocese de Sobral, implantava-se, em 8 abril de 2001 o Curso de Medicina da UFC em Sobral, tendo à frente um dos mais destacados neurocirurgiões do Ceará. Pelo compromisso com Sobral, pela retidão de caráter e mora, além da conduta ética profissional acreditamos que o prefeito Ivo Gomes fez uma acertada escolha para a melhoria da saúde dos cidadãos sobralenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário