sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Programa Santa Casa no Ar - Outubro Rosa alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Santa Casa de Misericórdia de Sobral está promovendo uma ação de conscientização durante o mês de outubro com o tema “O outubro é rosa, mas a vida é cheia de cores”
Prof. Dr Juvenal Linhares e o Prof. Dr Vicente Pinto, durante entrevista no estúdio da Rádio Educadora do Nordeste
A partir dos 40 anos, todas as mulheres devem fazer a mamografia. O exame, que em geral é realizado apenas uma vez por ano, pode identificar lesões menores que um centímetro, elevando a chance de cura para perto de 100%. “A função da mamografia é perceber aquilo que você não consegue tocar, aquilo que o médico também não consegue. Independente do autoexame ou do exame clínico ter dado normal, tem que fazer mamografia”, destacou o médico ginecologista, obstetra e mastologista, Juvenal Linhares. Ele concedeu entrevista exclusiva ao Programa Santa Casa no Ar, na última sexta-feira, 21. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras de 7h às 8h na Rádio Educadora do Nordeste AM 950. A apresentação é do jornalista Vanderley Moreira e do diretor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa, professor Vicente Pinto.
De acordo com Juvenal Linhares, a expectativa é de que a Zona Norte registre 200 novos casos de câncer de mama em 2016. “É a doença oncológica que mais mata a nossa população feminina”, destacou. Ele lembrou que dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que são esperados quase 60 mil novos casos de câncer de mama para o ano de 2016 em todo o País. O grande risco é que cerca de 80% das mulheres só buscam tratamento médico quando já estão em estágio clínico avançado. “Chegam em um momento em que muitas vezes vamos ter que submeter a paciente a tratamentos agressivos, como a ressecção total (retirada total da mama), quimioterapia, radioterapia”, lamentou.
Juvenal explicou que 90% dos casos de câncer de mama acontecem sem que seja possível a prevenção. “Nossa missão é tentar identificar esse câncer cedo.” O fator genético e hereditário responde por apenas 10% dos casos. Pacientes que têm uma história familiar com parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) que tiveram câncer de mama ou outros tipos de cânceres como de ovário e de intestino precisam fazer uma prevenção diferenciada. Nesses casos, é necessário começar as mamografias mais cedo, mas não antes dos 25 anos.
O segundo câncer que mais mata mulheres é o de colo de útero. Para evitar esse tipo, é preciso que as mulheres façam exame de prevenção disponível nas unidades básicas de saúde. Também é necessário que as adolescentes recebam a vacina quadrivalente contra o HPV.
Durante a entrevista, o professor Vicente Pinto lembrou que em todo o mês de outubro estão sendo realizadas campanhas de prevenção do câncer de mama em uma parceria entre a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, as universidades na cidade, a prefeitura e a Secretaria de Saúde do Município. Há ações de esclarecimento, campanhas de prevenção e mutirões de atendimento às mulheres.
Confira o áudio da entrevista





Nenhum comentário:

Postar um comentário