sexta-feira, 21 de outubro de 2016

I Jornada Multiprofissional de Educação em Saúde da Santa Casa de Misericórdia de Sobral

I JORNADA MULTIPROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA SCMS
I MOSTRA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA SCMS
I OFICINA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM SAÚDE DA SCMS
VI OFICINA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DA SCMS
23 a 25 de Novembro de 2016

EDITAL DE SUBMISSÃO E SELEÇÃO DE TRABALHOS

1. APRESENTAÇÃO
Considerando que os temas qualidade na assistência à saúde e a humanização dos serviços têm ocupado espaço na agenda da gestão hospitalar como meta prioritária para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e que a Educação Permanente em Saúde (EPS) trabalha com ferramentas que buscam a reflexão crítica sobre as práticas de atenção, gestão e formação, possibilitando mudanças nas relações, nos processos, nos atos de saúde e nas pessoas, nos dias 23 a 25 de novembro de 2016 a Santa Casa de Misericórdia de Sobral/CE, por meio do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), promoverá I Jornada Multiprofissional de Educação em Saúde, I Mostra de Educação em Saúde, I Oficina de Avaliação Educacional em Saúde e VI Oficina de Educação Permanente.

2. OBJETIVO
Fomentar a discussão e reflexão sobre as práticas de Educação em Saúde da SCMS junto aos profissionais, gestores, docentes e discentes inseridos no hospital.
3. PÚBLICO ALVO
Profissionais, gestores, residentes, preceptores, tutores, internos e bolsistas inseridos na SCMS.
4. CALENDÁRIO
ATIVIDADES
DATAS
Inscrições no evento
20 de outubro a 21 de novembro de 2016
Período para envio dos resumos
20 de outubro a 10 de novembro de 2016
Avaliação dos resumos pela Comissão Científica do Evento
11 a 17 de novembro de 2016
Resultado dos resumos aprovados
18 de novembro de 2016
Divulgação dos locais e horários de apresentação
19 de novembro de 2016
Dia das apresentações
23 de novembro de 2016
Evento
23 a 25 de novembro de 2016

Contribuição no ato da inscrição: 1 lata de leite em pó ou 1 pacote de fraldas descartáveis geriátricas
Local de inscrição: Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão – DEPE da SCMS no período de 20 de outubro a 21 de novembro de 2016.
Horário das inscrições: De 8 às 11h e de 14 às 17h.

5. INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

5.1 Serão aceitos trabalhos nas modalidades de Pesquisas de Campo e Relatos de Experiência/Intervenção;
5.2 Somente serão aceitos trabalhos desenvolvidos nos espaços da Santa Casa de Misericórdia de Sobral;
5.3  A data limite para inscrição dos trabalhos é 10 de novembro de 2016.
5.4  Os interessados deverão estar inscritos no evento, enviar os resumos através do e-mail: depe@stacasa.com.br com título de e-mail “SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA I JORNADA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE”; e entregar duas cópias impressas (uma cópia com identificação dos autores e outra sem identificação dos autores) no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão até às 12h00min do dia 11 de novembro de 2016.
5.5  Para fins de submissão, os resumos deverão obedecer às seguintes áreas: 1) Educação Permanente em Saúde; 2) Formação Interprofissional; 3) Educação Popular em Saúde; 4) Abordagens educacionais em saúde.
5.6  Cada trabalho poderá ter até no máximo 6 (seis) autores incluindo orientador;
5.7  Trabalhos produzidos por estudantes e residentes devem obrigatoriamente ter um profissional graduado como orientador.
5.8  O resumo deverá ser construído conforme as orientações abaixo.
5.8.1        Título completo do trabalho, fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito, centralizado.
5.8.2        Autores: Primeiro autor (1); Coautores (no máximo 4); Orientador (1); Os nomes inseridos devem ser completos (sem abreviações). As titulações dos autores deverão vir em nota de rodapé na seguinte sequência: formação acadêmica, função, instituição a qual está vinculado e E-mail, exceto cópia não identificada conforme item 5.4.
5.8.3        A ordem de envio dos nomes dos autores será a mesma emitida no certificado. Ordem recomendada: primeiro autor, coautores e orientador.
5.8.4        Cada autor poderá submeter até dois resumos.
5.8.5        O texto deve conter de duas a três laudas, entre 5.800 a 8.800 caracteres (com espaço), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, justificado (exceção do título, área, modalidade e autores), no formato de documento do programa Microsoft Office Word compatível com Windows 2003.  O trabalho deverá ser apresentado em conformidade com as normas da ABNT.
5.8.6        No caso dos Relatos de Experiência/ Intervenção, o resumo deverá ser construído segundo estrutura apresentada abaixo: Introdução; Objetivos; Métodos; Resultados; Análise Crítica; Conclusão; Palavras-chave (máximo de três); Referências.
5.8.7        No caso de Pesquisas de Campo, devem-se utilizar os seguintes tópicos na construção do corpo do resumo: Introdução; Objetivos; Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão; Palavras-chave (no máximo três); Referências.
5.8.8        Trabalhos envolvendo seres humanos devem constar o número do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.
5.8.9        As Palavras-chave deverão ser selecionadas segundo os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) na página http://decs.bvs.br/.
5.9  A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) e as informações contidas no resumo são de inteira responsabilidade do autor.
5.10                         Cada resumo deverá ser submetido uma única vez.
5.11                         Cada resumo será avaliado por três avaliadores mediante sorteio. A nota final do resumo será calculada pela média aritmética das notas atribuídas por cada avaliador.
5.12                         O autor receberá um e-mail com o Parecer Final sobre os trabalhos submetidos:
a) Aceito: aprovado e apto para apresentação durante o evento.
b) Não aceito: reprovado e não poderá ser apresentando durante o evento.
5.13                         O autor que precisar realizar ajustes/correções nos trabalhos receberá e-mail com as devidas orientações.
5.14                         A relação e o local de apresentação dos trabalhos aceitos serão publicados no site da Santa Casa (www.stacasa.com.br) no dia 18 de novembro de 2016 às 17h00min.
5.15                         A Comissão Avaliadora NÃO se responsabilizará por e-mails não encaminhados ou que apresentem problemas na leitura e download de anexos, implicando na desconsideração dos mesmos.

6. MODALIDADE DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: E-POSTER
6.1  Todos os trabalhos aprovados serão apresentados na modalidade E - pôster impreterivelmente no dia 23 de novembro de 2016 no horário de 8h às 12h, conforme definição da Comissão Avaliadora;
6.1.1        O apresentador deve comparecer ao local indicado com 30 minutos de antecedência do início de sua apresentação.
6.1.2        O apresentador deve estar de posse de sua apresentação obrigatoriamente em pen-drive. Não serão aceitos cartão de memória, celulares, envio por e-mail ou semelhantes.
6.1.3        A apresentação do E – pôster deve ser realizada em programa PowerPoint (modelo slide), constando em primeiro slide o título do trabalho e autores, devendo ter no máximo 3 slides.
6.1.4        A comissão organizadora fornecerá computador e projetor para a apresentação.
6.1.5        Os apresentadores terão o tempo máximo de dez minutos para cada apresentação.
6.2  Não terá direito a certificado de apresentação de trabalho o resumo aprovado que não for apresentado.
6.3  As decisões da Comissão Avaliadora são soberanas e irrecorríveis.
6.4  A inscrição do trabalho implica na concordância pelo(s) autor (es) com as normas estabelecidas pela Comissão Organizadora e Avaliadora para julgamento do mesmo, bem como na autorização para sua reprodução por via impressa ou eletrônica em publicações de responsabilidade da entidade promotora. 
6.5  Os trabalhos apresentados comporão os Anais da I Jornada Multiprofissional de Educação em Saúde da SCMS, I Mostra de Educação em Saúde da SCMS, I Oficina de Avaliação Educacional em Saúde da SCMS e VI Oficina de Educação Permanente da SCMS.

7.      PREMIAÇÃO
Serão premiados os 3 (três) melhores trabalhos do Evento, o participante receberá Menção Honrosa entregue no encerramento da Jornada.

8.      OBSERVAÇÕES GERAIS E CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
O processo de avaliação seguirá as seguintes regras:
a.       Somente poderá submeter resumo aquele participante que estiver inscrito no Evento.
b.      O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central da Jornada.
c.       O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica;
d.      Deverá haver encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor;
e.       O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa;
f.       Só será aprovado o resumo que obtiver nota acima de 07 (sete) de acordo com o instrumento de avaliação encaminhado para os avaliadores;
g.      Os casos omissos nesse edital serão discutidos e resolvidos com a Comissão Organizadora.



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Profa. Ms. Denise Lima Nogueira
Presidente do Evento



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Prof. Dr. Vicente de Paulo Teixeira Pinto
Diretor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão

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