sábado, 24 de setembro de 2016

Setembro Dourado - Dr. Diego Bezerra (Cirurgião Geral - Cirurgião Oncológico)

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer infantojuvenil é a segunda causa de morte na faixa etária entre 1 e 19 anos e corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos) e os do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático).
De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica e a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer no Brasil, a taxa de cura do câncer infantil gira em torno de 50% dos casos – índice distante de países como os Estados Unidos, onde a taxa é de 80%. O tratamento, nestes casos especificamente, vai muito além do papel exercido por hospitais, e defende o empenho de diversos setores na luta contra a doença.
Câncer infantil é doença familiar
O atendimento a uma criança com câncer deve se ampliar a toda a família, uma vez que o câncer infantil é visto por especialistas como uma espécie de câncer familiar.
Sintomas
O diagnóstico do câncer infantojuvenil deve ser preciso e rápido para responder ao tratamento com melhor eficácia. Saiba como identificar os sintomas do câncer infantojuvenil:
• Palidez, dor óssea e hematomas ou sangramentos pelo corpo.
• Caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores e não acompanhados de febre – além de outros sinais de infecção.
• Perda de peso inexplicada, febre e sudorese noturna.
• Tosse persistente ou falta de ar.
• Alterações oculares: embranquecimento da pupila, estrabismo recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos.
• Inchaço abdominal.
• Dores de cabeça, sobretudo se forem incomuns e contínuas, além de vômitos frequentes pela manhã ou com piora ao longo do dia.
• Dores nos membros e inchaços sem qualquer sinal de infecção ou trauma

Nenhum comentário:

Postar um comentário