sexta-feira, 3 de junho de 2016

Sarcopenia (Por Dr. Davi Helder de Vasconcelos Junior - Endocrinologista)

A sarcopenia do envelhecimento é a perda progressiva da massa, força e qualidade muscular que surge com o avançar da idade. Embora, primariamente esteja relacionada ao envelhecimento, vários fatores são responsáveis para agravar o quadro, tais como a inatividade física, a má nutrição e doenças crônicas como a diabetes. A perda de massa e força muscular é responsável pela redução de mobilidade e aumento da incapacidade funcional e dependência. Apesar da importante atrofia do músculo esquelético, os mecanismos responsáveis pela deterioração do desempenho muscular não são ainda totalmente conhecidos. Ela ocorre com a diminuição da formação de proteínas corpóreas e a quebra destas, a redução da capacidade neuromuscular periférica, além de aumento de processos inflamatórios.

Considerando que a sarcopenia é uma condição fisiológica, ela não tem cura, contudo é possível preveni-la ou pelo menos retardar muito a sua progressão, reduzindo suas consequências danosas.

Estudos são realizados com objetivo de melhorar as medidas preventivas e terapêuticas. Porém, não é novo o entendimento que a alimentação balanceada com todos os nutrientes essenciais e atividade física são os dois principais meios de deter o avanço da sarcopenia.

Contudo, muitos idosos, por motivos diversos, não conseguem atingir as cotas nutricionais preconizados nem realizar atividades físicas adequadas. Por isso, em muitos pacientes será essencial o uso de suplementos balanceados e até, em alguns casos, ser indicada a reposição hormonal. Esta última medida, contudo, não pode ser usada em todos os pacientes, exigindo que cada caso seja analisado individualmente por um médico endocrinologista.

Devemos ressaltar que o estilo de vida associado ao tabagismo, sedentarismo e alcoolismo são fatores desencadeantes de perda de massa e função muscular.

É importante que o médico endocrinologista avalie o grau de sarcopenia através das três variáveis que compõem o diagnóstico de sarcopenia, que são massa muscular esquelética, força muscular e desempenho físico. Mensuradas essas variáveis, o médico endocrinologista poderá adotar medidas com mais segurança e eficácia.

Concluindo, podemos conclamar os idosos a prevenir a sarcopenia através de um estilo de vida saudável, uma boa alimentação, atividade física e evitar os fatores desencadeantes como o álcool e o fumo.

Dr. Davi Helder de Vasconcelos Júnior
CRM - 10.730
Endocrinologista e Metabologista






Nenhum comentário:

Postar um comentário